Como transformar a produção e o consumo para patamares sustentáveis? Esse foi o desafio lançado pelo seminário de sensibilização para criação do Fórum Estadual de Produção e Consumo Sustentável, realizado nesta terça-feira (02), na Assembléia Legislativa.
O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), reuniu atores interessados em desenvolver uma política estadual de produção e consumo sustentável.
O objetivo foi propor, no Estado, a produção e o consumo em uma cadeia inteiramente sustentável. Para subsidiar os atores, palestrantes de destaque nacional foram convidados. A contextualização geral da sociedade de consumo foi o tema de Fernanda Altoé Daltro, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Já Joseane Machado de Oliveira, do Centro Nacional de Tecnologias Limpas, mostrou o histórico do conceito de Produção mais Limpa (P+L). Para apresentar as articulações do MMA para a formação da Rede Brasileira de Fóruns de Produção e Consumo Sustentável, foi convidado José Alfredo Araújo. Por fim, Ana Cruzat, do Fórum Gaúcho, apresentou as experiências de um caso concreto de articulação.
Ao fim, os atores se reuniram para articular e começar a modelar o que será o Fórum Capixaba de Produção e Consumo Sustentável. Para a diretora-presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini, que fechou o encontro, o seminário mostrou a importância de focar o consumo na cadeia produtiva, uma vez que este é o principal indutor de uma cadeia produtiva sustentável.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail:
meioambiente.es@gmail.com