11/12/2013 14h53 - Atualizado em 05/10/2016 17h30

Feira do Verde discute desafios e soluções para os resíduos sólidos

A secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, participou nesta manhã da abertura da 24ª Feira do Verde, realizada na Praça do Papa, em Vitória. O investimento em tecnologias mais avançadas no tratamento dos resíduos sólidos, apresentado pela secretária, reforça a proposta da própria feira, que tem como tema “Os Desafios e Soluções para os Resíduos Sólidos”. Diane Rangel lembrou ainda que essa questão passa também pela “reflexão de nossas ações cotidianas, em que devemos priorizar o consumo consciente”, afirma.

Também participaram da abertura, o prefeito de Vitória Luciano Rezende, o secretário municipal de Meio Ambiente Cleber Guerra, além de representantes do Ministério Público do Espírito Santo e Câmara Municipal de Vitória.

A secretária Diane Rangel lembrou que o Espírito Santo já realizou importantes avanços em relação ao tratamento adequado dos resíduos produzidos diariamente e a implantação de novos aterros sanitários está incluída nesse contexto.

“O Governo do Estado quer acabar com os lixões a céu aberto no Espírito Santo até 2014. Do Brasil, só São Paulo conseguiu atingir essa meta determinada pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou.

A 24ª Feira do Verde estará aberta ao público até o próximo dia 15, com estimativa de receber cerca de 250 mil visitantes. Neste ano, aproximadamente cem expositores estarão presentes, e a programação inclui a realização de seminários e apresentações culturais.

- Fábrica de Ideia

O estande das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), em conjunto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) apresentam ao público uma fábrica de ideias.

No espaço, estão expostos dez projetos que concorrem ou já concorreram ao Prêmio Ecologia e que estão relacionados ao tema resíduos sólidos. Serão apresentadas ideias como o Armazém da Esperança, onde o público poderá trocar óleo de cozinha por um sabão, por exemplo, bicicleta sustentável, lixeira ecológica, energia solar, vídeos, fotografias e objetos criados a partir de materiais recicláveis e obras de arte utilizando resíduos. O espaço vai contar também com uma bancada interativa para receber e apresentar as soluções vindas do público presente no evento.

De acordo com Fabrício Coradello, que projetou o estande, o objetivo é que o local “funcione como uma fábrica de ideias verdes”, apresentando iniciativas relacionadas aos temas sustentáveis, mas que possibilite que o público também pense e exponha suas próprias soluções para um melhor aproveitamento dos resíduos.

“Cada vez que alguém escrever na bancada uma proposta, um letreiro luminoso se acenderá com a mensagem ‘Tive Uma Boa Ideia’. Queremos fazer uma provocação e fomentar o interesse das pessoas em participar”, explica Coradello.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592