Foi lançado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), nesta terça-feira (17), um edital que irá repassar aproximadamente R$ 2,7 milhões durante três anos para pesquisas marinhas.
O valor será repassado pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), gerido pela Fapes. Para isso, foi assinado um Termo de Cooperação entre a Fundação e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Serão incentivadas pesquisas nas seguintes linhas: Fundo Marinho, Ictiofauna e Recursos Pesqueiros, Comunidade Bentônica, Aves e Tartarugas Marinhas e Mamíferos Aquáticos.
Por meio do edital, será possível sistematizar dados existentes nas universidades relativos a cada linha de pesquisa e ampliar o conhecimento na área, permitindo uma melhor gestão dos recursos marinhos e a proposição de estratégias de conservação mais eficazes.
A ideia é que os resultados dos estudos sejam sistematizados e subsidiem a criação de novas Unidades de Conservação Marinha, a atualização do Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro (ZEEC) e a elaboração do Mapa Estadual de Áreas Prioritárias para Conservação.
O edital será importante porque ainda se conhece pouco a respeito do ambiente marinho, inclusive sobre sua composição e distribuição de espécies, e porque irá reunir informações que, em alguns casos, encontram-se fragmentadas na comunidade científica.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
(27) 3636-2591/3636-2592
Amanda Amaral – (27) 9977-1012
Flavio de Almeida Santos (27) 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees