Governo do Estado do Espírito Santo
08/07/2013 14h11 - Atualizado em 05/10/2016 17h27

Estudantes de Guarapari recebem a Biblioteca Itinerante

Nesta terça-feira (09), a Biblioteca Itinerante do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) chegará à Escola Municipal Otávio Pinto Ribeiro, na zona rural de Guarapari, onde ficará por um mês. O projeto é desenvolvido por meio do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV).

A instituição de ensino fica localizada no entorno do parque. A biblioteca chega à escola pela quinta vez. Estima-se que até o final de 2013 o projeto beneficie mais de 800 alunos do município, uma vez que o projeto passará por cinco escolas durante este ano.

Atualmente, a Biblioteca Itinerante conta com 85 livros de literatura infantil, com temáticas voltadas principalmente para o meio ambiente. A iniciativa visa o estímulo à leitura e a disseminação de discussões sobre assuntos ambientais junto aos alunos das escolas de comunidades vizinhas da Unidade de Conservação (UC).

A programação na Escola Otávio Pinto Ribeiro inclui contação de histórias para os alunos. Além disso, durante o período de permanência dela na instituição, os professores vão desenvolver atividades pedagógicas com as crianças como rodas de leituras.

Bibliotecas itinerantes

O projeto Biblioteca Itinerante é oferecido nos seis Parques Estaduais e na Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, todos gerenciados pelo Iema. Sua apresentação é inspirada na identidade visual da unidade onde está inserida, com ilustrações de espécies típicas da fauna do local.

- Lontra: Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre

-Onça Parda: Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica

- Onça Pintada: Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.

- Bicho preguiça: Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.


- Macaco Barbado: Parque Estadual de Mata das Flores, em Castelo.

- Libélula: Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari.

- Lagarto: Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins.


Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

O parque foi criado como intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica. Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia.

O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.


Informações:
Área aproximada: 1.500 ha.
Localização: Município de Guarapari.
Contato: pepcv@iema.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral /Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard