Governo do Estado do Espírito Santo

Espécies Ameaçadas

A 1ª lista de espécies ameaçadas de extinção do estado do Espírito Santo não foi oficial, sendo elaborada por Augusto Ruschi em 1954. Por outro lado, a lista de espécies ameaçadas de extinção no território capixaba elaborada em 2005 deu origem ao Decreto Estadual nº 1.499-R/2005 de fauna e flora (vide abaixo) onde é reconhecido oficialmente o risco para essas espécies. Assim, fornece a base para a aplicação de várias legislações e planejamento de ações direcionadas à conservação delas.

A lista elaborada em 2019, por sua vez, resultou no Decreto Estadual nº 5.237/2022-R (fauna) e no Decreto Estadual nº 5.238-R/2022 (flora). Esses decretos avançam em relação ao de 2005 por trazer diretrizes para os órgãos ambientais atuarem em favor dessas espécies, bem como, por estabelecer restrições claras para a sua retirada da natureza, criação em cativeiro, beneficiamento e comercialização.

Somado a isso, para evitar impactos socioeconômicos negativos à atividade pesqueira, a lista de peixes presente no Decreto Estadual nº 5.237/2022-R repetiu a lista do decreto de 2005. Ainda que as espécies de peixes tenham sido reavaliadas em 2019 e uma nova listagem tenha sido elaborada. Todavia, um Grupo de Trabalho, com a participação dos pescadores, será formado pelo IEMA para definir medidas efetivas de conservação do pescado, mas sem afetar drasticamente o sustento desses profissionais.

Em 2005, a elaboração da lista contou com ampla participação da comunidade científica e de organizações da área ambiental, sendo concluída durante um workshop que reuniu cerca de 80 especialistas em fauna e flora capixaba. A realização da lista foi uma parceria entre Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (IPEMA) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), tendo como coexecutores a Conservação Internacional (CI), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML).

Em 2019, a lista estadual foi atualizada sob a coordenação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), por intermédio de um acordo firmado entre o IEMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Essa revisão adotou uma nova metodologia capaz de demonstrar o risco de extinção das espécies com maior acurácia. O método e os resultados dessa avaliação podem ser consultados no livro Fauna e flora ameaçada de extinção no estado do Espírito Santo.

Após 14 anos da publicação da primeira lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Espírito Santo, houve um acréscimo de 197% no número total dessas espécies em relação a 2005. Passando de 950 para 1.874 espécies com risco de desaparecer. Desse modo, a quantidade de espécies ameaçadas neste estado supera as da lista nacional que possui 1.249.

Deste modo, o Espírito Santo é o estado brasileiro recordista em espécies ameaçadas por Km2, em parte por ter área reduzida, mas também pelo processo de destruição continuar acontecendo em um ritmo acelerado. A cada 24,6 Km2 percorridos em território capixaba é encontrado um registro de espécie ameaçada de extinção.

As mudanças não indicam necessariamente falhas nas estratégias de conservação adotadas, mas principalmente o aumento do conhecimento científico sobre as espécies. Essas pesquisas identificam a carência de amostragens e de estudos e revisam a distribuição geográfica e a taxonomia dos alvos de conservação. Embora o conhecimento sobre a biota capixaba tenha aumentado, ainda existem lacunas de amostragem em nosso território, principalmente nos locais distantes das instituições de pesquisa, com destaque para a região Noroeste do estado. Ademais, ainda existem 1.920 espécies consideradas como Dados Deficientes que necessitam de mais pesquisas para uma avaliação segura.

Lista das espécies da Flora e Fauna capixaba - 2005 e 2022:

Flora

2005

2022

Lista da FLORA ameaçada de extinção 2005

Lista da FLORA ameaçada de extinção 2022

Fauna

2005

2022

2022

Lista da FAUNA ameaçada de extinção 2005

Lista de Peixes e Invertebrados Aquáticos ameaçados de extinção

Lista da FAUNA ameaçada de extinção 2022

 Decretos:

Fauna

Decreto Estadual nº 5.237-R, de 25 de novembro de 2022, declara as espécies da FAUNA silvestres ameaçadas de extinção no Estado do Espirito Santo e dá outras providências.

Flora

Decreto Estadual nº 5238-R, de 25 de novembro de 2022, declara as espécies da FLORA silvestres ameaçadas de extinção no Estado do Espirito Santo e dá outras providências.

Reportagem 2022:

Atualizado 25/01/2023

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard