Governo do Estado do Espírito Santo
27/04/2010 16h35 - Atualizado em 05/10/2016 17h05

Especialistas dialogam sobre os efeitos das Mudanças Climáticas

Especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo se reuniram nesta terça-feira (29) no seminário Diálogos da Sustentabilidade, realizado na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), para debater sobre os efeitos das Mudanças Climáticas e as ferramentas que podem ajudar a controlar suas consequências.

Presente na abertura, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, destacou que a Política de Mudanças Climáticas e o Inventário de Gases de Efeito Estufa são avanços já reais para o Estado capixaba, mas que ainda precisam de muito debate com a sociedade para se consolidarem como instrumentos de auxílio à mitigação e à adaptação das Mudanças Climáticas.

“O Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas tem sido um aliado importante para o Estado, em especial por suas contribuições para a elaboração da Lei que institui a Política de Mudanças Climáticas. O Governo agora estuda destinar parte dos royalties do petróleo e gás, a exemplo dos 3% atualmente dedicados aos pagamentos por serviços ambientais, para pesquisas que podem fortalecer esta Política, dentre os quais estudos sobre as vulnerabilidades”, declarou Glória Abaurre.

A secretária também ressaltou que embora a Mudança Climática seja um processo real, é preciso ter consciência de que muitos dos desastres que estão acontecendo tem outros agentes de maior influência, e citou exemplos tristes como os de Niterói e Angra dos Reis, que demonstram que é preciso atitude contra a ocupação desordenada.

“A sociedade em geral precisa ter consciência dos riscos e o poder público, principalmente o municipal, tem que parar de pressionar os órgãos ambientais para que as ocupações em locais não apropriados sejam permitidas e até, muitas vezes, passar por cima de orientações contrárias. É mais fácil ceder às pressões populares, mas é nosso papel proteger a vida e a qualidade de vida dessas pessoas”, pontou.

Segundo a presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa), Diane Rangel, o seminário Diálogos da Sustentabilidade trata a cada ano de um tema relevante para o Estado. “Faz parte do trabalho da Andesa propor formas de internalizar nas políticas públicas as ações para mitigar e adaptar os efeitos das Mudanças Climáticas e acreditamos que democratizar o tema, por meio de debates com a sociedade, é um caminho importante a ser seguido”.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491 / 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard