Governo do Estado do Espírito Santo
20/03/2009 12h18 - Atualizado em 05/10/2016 16h53

Curso de “contação de histórias” chega a Cachoeira da Fumaça

Pais e professores sabem muito bem: contar histórias é uma verdadeira arte. Prender a atenção dos pequenos ouvintes, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdo educativo, tem os seus segredos. Para capacitar os monitores dos parques estaduais e as comunidades do entorno na difícil arte de contar histórias é que foi criado o curso de “contação de histórias” dentro do Programa de Informação Ambiental, idealizado pelo Centro de Documentação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Além do curso, faz parte do programa a implantação de Unidades de Informação nos parques e atividades de dinamização e valorização da leitura.



O curso chega, neste dia 21, ao Parque Cachoeira de Fumaça, depois de começar com oficinas de capacitação no Parque de Itaúnas no último dia 8. Os capacitores são os contadores de história Fabiano Moraes e Penha Maria de Quadros Barreto e a especialistas em fantoches Dulcimar Pereira.



Para Rosilene Vieira da Silva, uma das coordenadoras do Programa a “contação de histórias” exige uma interação com o público essencial para as unidades de conservação. “Um aspecto fundamental para o sucesso das unidades de conservação é o seu relacionamento com as comunidades do entorno. Através dessa atividade, o parque se aproxima da realidade local e promove um diálogo muito enriquecedor para que o Parque possa alcançar os seus objetivos” defende ela.



Além da transmissão das técnicas de “contação”, também há um resgate das histórias da região. Essas histórias compõem um mural para intercâmbio de conhecimentos e são reunidas em um sarau, que se realiza no final de cada capacitação. “Até o fim do semestre estaremos apresentado o curso em quatro parques: Parque de Itaúnas, Cachoeira da Fumaça, Paulo Cesar Vinha e Forno Grande e capacitado aproximadamente 140 contadores de histórias capazes de replicar de forma lúdica o conteúdo ambiental das suas vivências” define Rosilene.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
Texto: Marco Cardoso
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard