Governo do Estado do Espírito Santo
19/02/2010 15h31 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Corredores Ecológicos participa de exposição itinerante sobre a Mata Atlântica

Permanece até domingo (21) na Pedra da Cebola, em Vitória, a exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, promovida pela ONG SOS Mata Atlântica, que já passou também pelo município de Cachoeiro de Itapemirim durante sua visita ao Espírito Santo. Na quarta-feira (24), o projeto segue para Linhares, norte do estado, com a participação do “Corredores Ecológicos”, projeto do Ministério do Meio Ambiente (MMA) executado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A exposição tem como palco um caminhão adaptado, que desde maio de 2009 vem visitando cidades do bioma Mata Atlântica, em estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Cachoeiro de Itapemirim foi a primeira cidade do Estado a receber a programação da ONG SOS Mata Atlântica, no dia 9 de fevereiro. Na ocasião, também houve participação do projeto Corredores Ecológicos, com palestras sobre o corredor Burarama-Pacotuba-Cafundó e plantio simbólico de mudas.Em Vitória, o destaque é a participação do Projeto Tamar, que fará palestras e levará para a exposição réplicas de tartarugas e uma maquete mostrando como elas fazem seus ninhos, no sábado (20).

Na quarta-feira (24), o palco itinerante da SOS Mata Atlântica chega a Linhares, onde permanece até o dia 28 de fevereiro, tendo como tema principal o Corredor Ecológico Sooretama-Comboios-Goytacazes (Socongo).

Na quinta (25), acontece uma mesa-redonda sobre a implantação do corredor Socongo e o plantio simbólico de mudas de mata atlântica, além de diversas atividades voltadas para o público infantil, como pintura de máscaras de animais e do tabuleiro “Monte o Corredor Ecológico”.

O corredor Socongo tem como objetivo contribuir para a conexão do maciço florestal formado pela Reserva Biológica de Sooretama e pela Reserva da Vale, com a Floresta Nacional de Goytacazes e a Reserva Biológica de Comboios. A ação vem sendo feita por meio de reflorestamentos e do estímulo a atividades sustentáveis como os sistemas agroflorestais, o ecoturismo e a agroecologia.

A implantação do corredor é uma iniciativa do Projeto Corredores Ecológicos, que também conta com parceiros locais como o Instituto de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), a ONG Bionativa e a empresa Vale.

Depois de passar por Linhares, a exposição “Mata Atlântica é Aqui” segue para terras mineiras, começando por Caratinga. Também serão visitadas a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e a cidade de Juiz de Fora.

Informações à Imprensa:
Projeto Corredores Ecológicos
Evie Negro (27) 3136-3475 ou (27)8144-9005.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard