Quem visitar a XVIII Feria do Verde vai encontrar um supermercado diferente, onde o consumo deve ser sustentável. Assim será o estande do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que pretende mostrar aos visitantes como é possível consumir produtos sem prejudicar o meio ambiente. A abertura da Feria acontece nesta terça-feira (18) e o evento prossegue até o dia 23 de setembro, no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória. A visitação dos estandes é aberta ao público e será das 9 às 21 horas.
No estande do Iema, os participantes poderão fazer uma visita monitorada em que conhecerão dois personagens. Um deles é o consumista, que quer todos os produtos. Ele vai se deparar com outro personagem que lhe dará dicas de como consumir menos e descrever sobre a composição e vida útil dos materiais expostos. As dicas estarão mais voltadas para produtos utilizados por crianças, público predominante da Feira.
Um exemplo, trabalhado pelos personagens, será o do caderno, que é feito de papel. Os visitantes serão informados que para produzir uma tonelada de papel (feito a partir da celulose) são necessárias 17 árvores. Nesse processo também são gastos 100 mil litros de água. A dica, nesse caso, é preferir o papel reciclado, já que para produção da mesma quantidade, dois mil litros de água bastam.
Outra dica é com relação aos CDs e DVDs, que levam aproximadamente 450 anos para se decompor e, quando incinerados, podem voltar em forma de chuva ácida. A orientação é o uso de mídias regraváveis, “pendrives” ou e-mails para armazenar ou compartilhar arquivos.
No estande, há também informações sobre embalagens de isopor, entre outros produtos. O isopor é feito a partir de derivados do petróleo e leva em torno de 150 anos para se decompor. Se disposto ao ar livre, suas pelotas podem ser levadas pela chuva e causar a morte de animais marinhos, como peixes e tartarugas.
Fórum Ecoturismo
Dentro da programação da Feria, o Iema, por meio do projeto Corredores Ecológicos, realiza ainda o Fórum Técnico Capixaba de Ecoturismo e Turismo Sustentável, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro. O evento pretende promover o intercâmbio de práticas e idéias entre diversos setores envolvidos com ecoturismo e o turismo sustentável no Espírito Santo.
Participam do debate representantes de órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, empreendedores e comunidades locais, como indígenas, quilombolas, pomeranos, pescadores e agricultores familiares, envolvidos com o desenvolvimento do turismo.
Na programação estão previstas mesas-redondas e painéis com especialistas sobre os temas “Uso Público de Unidades de Conservação”, “Educação e Interpretação Ambiental” e “Normatização e Certificação do Turismo de Aventura“. No encontro também haverá espaço para apresentação de trabalhos técnicos e relatos de experiência relacionados aos temas. Para participar do evento, basta fazer a inscrição no site do Iema: www.iema.es.gov.br.
O IV Fórum Capixaba de Ecoturismo e Turismo Sustentável é organizado pelo Iema, Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Djeisan Lettieri
Tels: (27) 3136-3491 / 9972-4492
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br