Para apresentar à sociedade a proposta de ampliação dos limites do Parque Estadual do Forno Grande, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), realiza consulta pública no Teatro Municipal de Castelo, nesta quarta-feira (11), às 19 horas.
Com a ampliação, a área da unidade passará de 773,3 hectares para 913,2 hectares. Para isso, o Governo do Espírito Santo irá adquirir áreas que totalizam 139,9 hectares.
O objetivo é proteger o Forno Grande, cuja representação em grande escala remete aos fornos de assar pães dos colonos italianos. Além dos aspectos cênico e geológico, a conservação integral de uma área maior de recursos naturais será garantida.
A aquisição destas novas áreas também irá estimular o ecoturismo na região, pois novas trilhas serão construídas no Parque de Forno Grande e as atividades para os visitantes poderão ser diversificadas, o que irá incrementar o turismo local.
O desenvolvimento do uso público dos Parques Estaduais gerenciados pelo Iema é uma das prioridades da Seama, que já deu início à elaboração de um projeto que, entre outras coisas, vai estruturar as unidades, melhorar a sinalização, criar planos de viabilidade econômica e promover parcerias com instituições públicas e com a sociedade civil organizada.
- Parque Estadual de Forno Grande
Criado, em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pelo Decreto Estadual nº 7.258, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco.
Área aproximada: 730 ha.
Localização: Município de Castelo.
Telefone: (28) 9966-7550.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012/ 9844- 4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteEs
Twitter: @meioambientees