30/08/2013 06h59 - Atualizado em 05/10/2016 17h29

Conferência Estadual de Meio Ambiente será realizada em Guarapari

Para discutir com a sociedade e eleger as prioridades do Espírito Santo sobre a questão dos resíduos sólidos, será realizada, na próxima quarta-feira (04) e quinta-feira (05), em Guarapari, a Conferência Estadual de Meio Ambiente.
Para que todos os segmentos sociais participassem da discussão sobre o assunto, foram realizadas quatro Conferências Regionais no Espírito Santo, durante os meses de julho e agosto.

A organização do evento é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com apoio de instituições governamentais e não governamentais. Estarão presentes, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, o diretor presidente do Iema, Tarcísio Föeger, o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Klink, e a chefe de gabinete da Secretaria de Articulação Institucional e de Cidadania Ambiental do MMA, Antoniela de Vicente Borges.

O objetivo é ampliar a participação da população nas discussões sobre políticas públicas. A plenária estadual irá abordar, por exemplo: a produção e o consumo sustentável de resíduos sólidos; melhorias no consumo; redução dos impactos ambientais na eliminação do lixo; recuperação de biogás de aterros sanitários; geração de emprego e renda para promover a inclusão de catadores; e educação ambiental.

Em cada uma das Conferências Regionais foram escolhidas 20 propostas sobre resíduos sólidos e eleitos delegados. Durante a Conferência Estadual de Meio Ambiente, haverá novas eleições para delegados, desta vez, dos que irão levar as propostas finais do Estado para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (IV CMNA), que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília.

Conferências Regionais

-Região Norte
Propostas: Criação de incentivos fiscais para o setor de recicláveis; incentivo a projetos de pesquisa para o aproveitamento de rejeitos; a qualificação de professores como educadores ambientais nas escolas, entre outras.
Delegados: 28
Municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão, Rio Bananal, Linhares.

-Região Metropolitana estendida
Principais propostas: Implantação de leis de incentivo para os catadores, como o “Bolsa Lixo” (uma quantia paga pelas empresas incentivando a logística reversa dos produtos), o apoio às novas associações de catadores; a estruturação e integração dos projetos já existentes; entre outras.
Delegados: 78
Municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz.

-Região Noroeste
Principais propostas: Buscar apoio de órgãos tecnológicos para desenvolvimento de pesquisas; pesquisa por tecnologias mais eficientes para o uso dos resíduos; aterro sanitário com utilização de chorume criando biogás; construção de centros de triagem; incentivo a empreendimentos sustentáveis; entre outras.
Delegados: 26
Municípios: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Brejetuba e Vila Valério.

-Região Sul
Principais propostas: Implantação da coleta seletiva nos municípios em parceria com a comunidade e da política de logística reversa de materiais como baterias; capacitação de catadores; incentivo e apoio às novas associações de catadores, entre outras.
Delegados: 37
Municípios: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Piúma e Cachoeiro de Itapemirim.

Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume