08/04/2010 17h23 - Atualizado em 05/10/2016 17h05

Comitê Gestor de Resíduos Sólidos dá posse a 72 representantes de instituições públicas e privadas

Setenta e dois representantes de instituições públicas e privadas, entre elas ONGs, empresas, fóruns, sindicatos, associações e cooperativas, membros do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos (Cogeres) foram empossados nesta quinta-feira (08). A solenidade teve início às 15h30, no auditório sobre a Caixa Econômica Federal, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória.

O evento marcou a reestrutuação do Cogeres, de acordo com o Decreto nº 2362-R,de 2009, que ampliou o de número de representantes de 54 para 72, dando continuidade ao seu caráter consultivo e paritário, com novas diretrizes e encaminhamentos para as ações do grupo.

O Cogeres tem como principal atribuição acompanhar a implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos, aprovada em 2009, que tem como objetivo assegurar o uso adequado dos recursos ambientais no Estado, contribuindo para a redução, o reaproveitamento e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

“O Cogeres participou da elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos e hoje se encontra instituído. Convocamos a todos, das grandes empresas às associação de catadores, porque entendemos que a gestão dos resíduos sólidos tem que contar com a participação da sociedade, que pode contribuir com soluções para o descarte, o reaproveitamento e reciclagem do lixo”, comentou a diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini.

Nestor Müller / Secom

Também integram as ações do Comitê, o debate sobre formas de incentivo a criação e ao desenvolvimento de cooperativas e associações de catadores de materiais reaproveitáveis, de incentivos econômicos que estimulem práticas de prevenção da poluição e minimização dos resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas e/ou contaminadas e certificação ambiental de produtos e serviços relacionados a resíduos sólidos, dentre outras.

O pró-reitor de Produção e Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, recordou das primeiras reuniões e do caráter inovador da forma como o Estado tem abordado a questão dos resíduos sólidos.

Nestor Müller / Secom

"Essa história teve início, em 2005, com a realização do primeiro Seminário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no Ifes. É um trabalho para o qual construímos uma grande rede de cooperação, em que todos os participantes são decisivos. O Espírito Santo tem sido um modelo nesta questão e observado por todo o País. Estamos construindo um modelo de gestão em uma sociedade moderna, mais democrática”, afirmou.

Nestor Müller / Secom

Na ocasião, a diretora presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais (Idéias), Teresa Romero, solicitou um minuto de silêncio em respeito às vítimas do desabamento ocorrido na madrugada de quinta-feira (08), na cidade de Niterói, cujas casas foram construídas sob um lixão aterrado o que potencializou a tragédia.

Teresa também apresentou ao público o site do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis (CPMR). O CPMR foi criado em 2006 e tem como principal objetivo a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, transformando os problemas em oportunidade de negócios e elaborando instrumentos técnicos e jurídicos para regulamentar o gerenciamento de resíduos.

O Cogeres

O Cogeres foi criado por meio do Decreto nº 1697-R, de 2006, com 54 instituições representadas por pelo poder público, empresas privadas e sociedade civil organizada. Por meio do Decreto nº 2362-R, de 2009, que define sua reestruturação, o número de representantes passou para 72. Seu caráter é consultivo e paritário.

Integram o Comitê, subcomitês técnicos divididos em oito áreas: Resíduos Industriais, Urbanos, Resíduos de Atividade de Agronegócio, Saneamento e Drenagem, Resíduos de Construção Civil, de Produção Tecnológica e Pneus, de Serviços de Saúde e de Resíduos de Mineração.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein