Governo do Estado do Espírito Santo
14/06/2012 14h16 - Atualizado em 05/10/2016 17h18

Começa a segunda edição do curso de vigilantes florestais

Vai até o domingo (17) a segunda edição do curso “Vigilância Florestal para Áreas Naturais e Artificiais Protegidas". A capacitação é realizada pelo Centro de Treinamento de Profissionais de Segurança Privada (CTPS), com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O curso teve início na quarta-feira (13) e é voltado para vigilantes patrimoniais formados que desejam se qualificar na área florestal. A primeira etapa ocorre no CTPS até sexta-feira (15). Já a segunda ocorrerá, no sábado (16) e no domingo (17), na Reserva Biológica (ReBio) de Duas Bocas, em Cariacica, onde os participantes irão realizar as atividades práticas.

O evento tem a participação de 30 vigilantes patrimoniais formados e cinco guardas ambientais do Iema, que terão aulas sobre: noções de ecologia; manejo de fauna e flora silvestre, exótica, doméstica e ornamental; educação e interpretação ambiental; noções de direito ambiental; incêndios florestais; planejamento e procedimentos de campo; manutenção e patrulhamento de ambientes naturais. O curso tem carga horária de 44 horas.


Duas Bocas

A região de Duas Bocas vem sendo preservada pelo Governo do Espírito Santo desde 1912, quando foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra para a construção de uma importante barragem que, na época, abasteceria Vitória e Cariacica.

Atualmente, a área integra a Reserva Biológica de Duas Bocas, que abriga 2.910 hectares bem conservados de Mata Atlântica. As principais atividades são recepção de escolas e pesquisas científicas.

A Rebio está completando 100 anos e as comemorações prosseguem até o final de 2012 com visitas, oficinas de fotografia, biblioteca itinerante e lançamento de um livro, elaborado pelo projeto “Últimos Refúgios”, em parceria com o Iema.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Vil Rangel.
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard