Com o fogo controlado, equipes do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Corpo de Bombeiros realizam no início da manhã desta quarta-feira (20) uma ação para tentar apagar completamente o incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari. A meta é combater os focos remanescentes até o horário do almoço, período em que os ventos são mais brandos.
De acordo com o gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai, embora com condições adversas, como ventos fortes, altas temperaturas e estiagem prolongada, nas últimas 24 horas houve um aumento de apenas três hectares de área queimada.
“O último levantamento aéreo, feito no final da tarde desta terça-feira (19), indica que foram atingidos até o momento cerca de 13 hectares. Este, contudo, já era um avanço esperado, porque o incêndio neste tipo vegetação também acontece sob o solo, nas raízes e folhas. Isso faz com que o controle seja mais difícil e que o impacto seja um pouco maior do que o identificado de imediato”.
Localizado ao lado da APA, do outro lado da Rodosol, o Parque Estadual de Paulo César Vinha (PEPCV) não teve sua área atingida. As causas do incidente estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros.
As Unidades de Conservação (UCs) do Estado contam com uma equipe de técnicos do Iema capacitada para atuar, em um primeiro momento, no controle ao fogo. Ao longo de 2009, as unidades estaduais receberam equipamentos especializados para o combate a incêndios.
Informações à Imprensa:
Comunicação Iema/Sema
Daniela Klein
(27) 9972-4492
meioambiente.es@gmail.com