Governo do Estado do Espírito Santo
17/02/2011 10h52 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Campanha do Iema nas praias termina no próximo fim de semana com um brinde especial para os participantes

A campanha “Cuidar da Natureza é Nossa Praia", realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), chega à reta final. A ação de verão encerrará neste fim de semana, e seis balneários do litoral capixaba receberão a tenda do Iema com uma novidade. As crianças que participarem das atividades oferecidas ganharão um CD de rádio teatro dos personagens da campanha. Além de entreter, o objetivo é que a garotada possa levar para casa as dicas que são passadas na praia.

Outra possibilidade de ouvir as historinhas é através do site www.anossapraia.com.br e obter informações detalhadas sobre a campanha “Cuidar da Natureza é Nossa Praia”, e o resultado da balneabilidade dos 82 pontos monitorados pelo Iema.
O projeto, que teve início em janeiro deste ano e já passou por oito praias diferentes, termina no domingo (20). As ações incluem atrações e atividades diferentes que vão ajudar os banhistas a saber como se divertir protegendo o meio ambiente.

Na próxima sexta-feira (18), sábado (19) e domingo (20), as atividades acontecem respectivamente, em: Praia da Costa (Vila Velha); Praia de Manguinhos (Serra) e Praia do Morro (Guarapari) e Praia de Camburi (Vitória); Praia de Carapebus (Serra) e Castelhanos (Anchieta). Em Camburi o funcionamento será das 17 às 20 horas, e nas demais praias das 9 às 12 horas.

No último final de semana, os banhistas participaram de gincanas e assistiram a uma peça de teatro sobre a temática ambiental em Manguinhos (Serra), Itaoca (Itapemirim), Guriri (São Mateus) e na Praia do Morro (Guarapari). Em Guriri, por exemplo, o professor Wesley Lima aproveitou a ação para explicar item por item da ‘amarelinha’ à sua filha Isabelle Costa, de três anos. "Ela está na fase que começa a reconhecer as letras, identificando as cores. Ela já sabe que precisa usar óculos de sol, chapéu e beber muita água no verão. Nós professores temos que incentivar o máximo a preservação. Eu e minha esposa recolhemos o nosso lixo e de quem está perto de nós na areia", conta.

De acordo com a dona de casa Magda Sara, o litoral do Espírito Santo é mais limpo do que o da Bahia, seu Estado de origem. "Moro na Bahia e de vez em quando venho para Guriri. As praias daqui estão mais limpas. Gostei da ação porque é um incentivo à preservação da natureza", afirma a turista.

Já a dentista de Rio Bananal, Luciana Magalhães, se divertia ao acompanhar uma sobrinha no jogo da memória. "O jogo é interessante. Possui várias informações sobre o meio ambiente ao mesmo tempo, com uma linguagem fácil para as crianças. Elas entendem melhor com os desenhos", acredita.

Praticar esportes em locais sempre seguros, não retirar animais, conchas e algas do seu habitat natural e levar para casa. Essas foram as informações que mais chamaram a atenção do estudante Ivan Conti, 11 anos, de Minas Gerais. Assim como ele, várias crianças participaram das brincadeiras na tenda do Iema e levaram mais educação ambiental para casa.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard