Governo do Estado do Espírito Santo
12/04/2006 18h30 - Atualizado em 05/10/2016 16h35

Campanha contra Tráfico de Animais Silvestres durante o feriado

Para sensibilizar e conscientizar o turista para que não adquira animais silvestres, nos dias 13 e 14 de abril, será realizada uma operação especial na BR 101 em São Mateus, de 8h30 às 17h30. “Turista, não viaje nessa idéia” é o tema da campanha, promovida pelo Projeto Corredores Ecológicos e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental e Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur).

Dados da Rede de Combate ao Trafico de Animais Silvestres - Renctas - revelam que a BR-101 é a principal rota do tráfico no Espírito Santo. No trecho norte a situação é ainda pior devido a proximidade com o sul da Bahia, onde concentram-se os postos de venda.

Durante a operação, carros e ônibus de turismo serão abordados por policiais rodoviários e técnicos do Iema que irão distribuir materiais educativos e explicar sobre os malefícios do trafico.

Entre os animais que mais chamam a atenção dos turistas estão pássaros, papagaios, sagüis e cobras. No Brasil, a atividade é responsável pelo desaparecimento de aproximadamente 38 milhões de indivíduos por ano. Além dos prejuízos para as florestas e para a biodiversidade, a compra de animais de origem ilegal pode contribuir para a disseminação de doenças.

Segundo Sandra Ribeiro, técnica do Iema/Projeto Corredores Ecológicos, esta será a terceira campanha realizada neste ano. “Nas campanhas anteriores foram abordados cerca de 3.500 veículos. Além de orientarmos as pessoas a não adquirirem animais silvestres, estamos divulgando um telefone para denuncias. Segundo informações do Ibama o número de chamadas aumentou consideravelmente após as primeiras campanhas”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 // 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard