02/09/2010 13h10 - Atualizado em 05/10/2016 17h08

Biodiversidade de Parques Estaduais é destaque na II Castelo Rural

Com o objetivo de divulgar as belezas naturais e as ações desenvolvidas com as comunidades do entorno dos Parques Estaduais de Forno Grande (PEFG), Mata das Flores (PEMF) e Pedra Azul (Pepaz), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) participa da II Castelo Rural - Feira Regional da Agroindústria e Turismo do município. O evento começa nesta sexta-feira (03), e prossegue até domingo (05), no Castelão, com entrada franca.

O estande vai oferecer informações sobre as unidades por meio de jogos interativos como a Trilha Lúdica, decorada com imensas fotos de paisagens. A ideia é “transportar” os visitantes para os Parques por meio deste circuito, apresentando características da biodiversidade presente nas unidades.

Além disso, os portais de entrada e saída serão decorados com enfeites de madeira no formato das árvores encontradas nos municípios de Castelo e Domingos Martins, onde estão localizados, respectivamente, o PEMF, o PEFG e o Pepaz.

Analistas do Iema estarão presentes para esclarecer a população sobre ações desenvolvidas com o envolvimento da comunidade do entorno dos Parques e orientar sobre as visitas as unidades.

Segundo a organização da Feira, no ano passado o número de visitantes chegou a 12 mil durante os três dias de festa. A Castelo Rural acontece anualmente e apresenta vários estandes com produtos e ações municipais. O turismo ecológico e agrícola e a cultura de Castelo e de municípios da Região Serrana também serão apresentados no evento.

Parque Estadual de Forno Grande (PEFG)

Criado, em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. Nesta região da serra capixaba predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Possui excelente centro de visitantes.

Área aproximada: 730 ha.
Localização: Município de Castelo.
Contato: gap@iema.es.gov.br.

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)

Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse. Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262.

Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.

Área aproximada: 1.240 ha.
Localização: Município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.
Contato: pepaz@iema.es.gov.br.

Parque Estadual Mata das Flores (PEMF)

Criado pela Lei Estadual nº 4.617, de janeiro de 1992. Este importante remanescente florestal da Mata Atlântica localizado nas terras quentes do município de Castelo propicia a formação de um Corredor Ecológico desde suas terras quentes a até as mais altas e frias dos Parques Estaduais de Forno Grande e da Pedra Azul. Podem ser observadas algumas espécies como cedrela, cássia, bromélias e palmáceas e a fauna é composta por gaviões, tucanos, corujas, pacas, raposas, preguiças, ouriços e macacos-prego. O entorno do Parque é de propriedades que cultivam café.

Localização: Município de Castelo.
Área aproximada: 800 ha.
Contatos: gap@iema.es.gov.br.