A primeira Biblioteca Itinerante do Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, inicia nesta quarta-feira (17) o período de visita às escolas do entorno da Unidade de Conservação (UC). A escola municipal Braço do Sul será a primeira a ser contemplada.
Durante a inauguração, os estudantes irão participar de uma oficina para confecção de máscaras da Onça Pintada, espécie da fauna local. Também haverá contação de história e montagem do baú da biblioteca com os estudantes.
O baú conta com 55 livros de literatura infantil, revistinhas em quadrinhos da Turma da Mônica e o livro ‘Últimos Refúgios’ dos Parques Estaduais de Itaúnas e Paulo Cesar Vinha. Cada estudante receberá um diário de leitura, uma bolsa para transportar os livros e um marcador de páginas.
Com acompanhamento do professor, os alunos farão fichamentos dos livros. Para cada livro lido e ficha preenchida, o aluno colará em seu diário um selo. Ao completar três selos, o pequeno leitor ganhará um pacote de figurinhas que apresentam paisagens e espécies da fauna e da flora das Unidades de Conservação que integram o projeto.
O projeto
O Projeto Bibliotecas Itinerantes atende a escolas localizadas no entorno das UC’s, com o objetivo de aproximar as comunidades das áreas protegidas. “Neste ano a biblioteca será trabalhada de forma lúdica e dinâmica, de maneira a estimular a leitura e permitir que os alunos associem as Bancas Literárias Ambientais Pedagógicas (Blap’s), às Unidades de Conservação, sensibilizando-os para terem condutas conscientes no dia a dia em suas comunidades, e que, assim, ajudem a zelar por este belíssimo refúgio da vida silvestre que é o parque”, disse a Agente Técnica Ambiental do Iema, Janine Scandiani.
O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, e a Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, já contavam com Bibliotecas Itinerantes, mas o projeto foi reformulado e ampliado para mais cinco Unidades de Conservação do Estado – Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça; Parque Estadual de Forno Grande; Parque Estadual de Itaúnas; Parque Estadual de Mata das Flores e Parque Estadual da Pedra Azul. Além disso, o Parque Estadual Paulo César Vinha recebeu mais uma biblioteca, totalizando seis novas unidades.
Com a expansão do projeto, as bibliotecas contam com identidade visual que remete à unidade onde ela está inserida, com a ilustração de uma espécie de fauna típica do local:
- Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – representado pela Lontra (municípios de Alegre e Ibitirama);
- Reserva Biológica de Duas Bocas – representada pela Onça Parda (município de Cariacica);
- Parque Estadual de Forno Grande – representado pela Onça Pintada (município de Castelo);
- Parque Estadual de Itaúnas – representado pelo Bicho Preguiça (município de Conceição da Barra);
- Parque Estadual de Mata das Flores – representado pelo Macaco Barbado (município de Castelo);
- Parque Estadual Paulo César Vinha – representado pela Libélula (município de Guarapari);
- Parque Estadual da Pedra Azul – representado pelo Lagarto (município de Domingos Martins).
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama / Iema
Assessoria de Imprensa
Isabela Nucci
Texto: Vil Rangel
Tel.: (27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com