Governo do Estado do Espírito Santo
16/12/2009 13h00 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Autoridades e especialistas em educação ambiental se reúnem em seminário do Ecoar

O 1º Seminário de Educação Ambiental do Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar) reuniu nesta terça-feira (15), no Centro de Convenções de Vitória, mais de 600 pessoas entre comunidade escolar, autoridades municipais e estaduais, além do diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Claudison Rodrigues de Vasconcellos, para debater estratégias de Educação Ambiental no Espírito Santo.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, afirmou que o Ecoar é um exemplo de que o Espírito Santo está no rumo certo. “Cada município tem suas características especiais. Então, nada melhor e mais justo do que a comunidade local ter o poder de decisão e ação, e é muito importante que todos estejam preparados para fazer a melhor escolha, este é o papel do Ecoar. A sociedade escolhe o caminho, o Governo do Estado, apóia”.


Comunicação Seama/Iema



Já o secretário de Estado de Educação, Haroldo Correa, ressaltou que 2009 foi um ano especial, com grandes avanços em estratégias de educação ambiental. “Este tema não é só responsabilidade das escolas, é da sociedade. As pessoas têm que assumir outra postura, porque a escola sozinha não dá conta. Por outro lado, a escola é importante, porque é por ela que passam as crianças”.

“A partir de 2010, vamos combinar as disciplinas de ciências naturais. A Física, a Química e a Biologia serão contextualizadas para que os alunos possam entender os fenômenos, como as mudanças climáticas. Queremos fazer educação ambiental em um sentido muito mais amplo, porque as crianças têm que ir além de ler cartilhas, têm que sentir a terra, ver uma nascente ser recuperada, pisar na realidade”, completou Haroldo.


Comunicação Seama/Iema




O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Gilson Amaro, elogiou a iniciativa do Estado. “No passado, o Governo incentivava o desmatamento para o desenvolvimento da pecuária. Isso mudou no Espírito Santo. Agora, temos que dar ferramentas e conteúdo para que as pessoas unidas revertam o cenário e façam o desenvolvimento sustentável. Por isso, quero parabenizar o Estado por investir nesta estratégia de levar educação ambiental às crianças”.


Comunicação Seama/Iema



No evento aconteceram apresentações culturais e foram ministradas palestras de educadores ambientais renomados no País, como o antropólogo Tião Rocha, criador da ONG Centro Popular de Cultura de Desenvolvimento (CPCD), e o ex-diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, que ressaltou a importância da organização comunitária para fortalecer as ações individuais e potencializar a governança. “O Ecoar segue esta linha e a proposta deve ser radicalizada ainda mais. Os atores locais darão a garantia de continuidade”.

Projeto Ecoar

Descentralizar as ações de educação ambiental no Estado e promover a cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e a sustentabilidade das comunidades. Estas são as metas do Projeto Ecoar, que trabalha a capacitação na área ambiental de profissionais da educação do Ensino Fundamental da rede pública e de gestores ambientais municipais, como secretários de Meio Ambiente, Saúde, Educação e de Agricultura.

Setenta e cincos projetos já foram desenvolvidos a partir dos encontros do Projeto Ecoar. Um deles é o Centro Municipal de Educação Agrícola, no município de Vila Pavão, que com o tema “Comunidade e Escolas comprometidos com o ambiente” busca estimular o desenvolvimento de ações de conscientização para a recuperação de áreas degradadas e de nascentes.

O 1º Seminário de Educação Ambiental do Projeto Ecoar é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Mais informações na Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente pelo telefone: (27)3136 – 3515.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 3136-3491 / 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard