“Turismo natural e consciência ambiental”. Esse é o tema das atividades da Temporada de Verão promovidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que acontecem no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.
No Parque Estadual de Itaúnas (PEI) serão promovidas diversas atividades que aliam diversão com conscientização ambiental, já que no verão o fluxo de pessoas aumenta muito nessa Unidade de Conservação, chegando a 65 mil.
As ações acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, por meio de oficinas, orientação a turistas, palestras educativas, filmes ambientais, entre outras.
Uma das atividades de destaque é formada pelas oficinas de radiodifusão, de ornamentação, artesanato em cipó e palha, ticumbi e jongo, capoeira, biscuit e de garrafas pet. Os oficineiros são da própria comunidade local, gerando assim uma maior integração com o Parque e também renda para a população.
No Centro de Visitantes do Parque acontecem palestras e exibição de filmes das 9 às 21horas.
Haverá ainda quatro pontos de apoio para dar informação ao visitante. Um desses estará localizado na entrada do Parque, onde o visitante recebe orientação sobre normas de visitação e também sacola de lixo. Um outro ponto ficará localizado na Trilha dos Pescadores e aterro, em que haverá distribuição de materiais educativos da Unidade de Conservação e orientação sobre o tráfego de veículos. Ainda haverá bases na praia principal de Itaúnas e em Riacho Doce.
O PEI abrange uma área de aproximadamente 3.481 hectares e é composto por diversos ecossistemas da Mata Atlântica. As famosas dunas, tombadas pelo Patrimônio Histórico-Cultural, e também suas belas praias, e importantes remanescentes de vegetação nativa, são alguns dos atrativos que compõem a paisagem nessa unidade de conservação de proteção integral.
Águas
Além de promover as atividades nos Parque Estaduais, o Iema intensifica a coleta e análise da balneabilidade das praias capixabas durante o verão. O resultado desse exame é divulgado toda semana, nessa época, na página do Instituto: www.iema.es.gov.br e em jornais de grande circulação da Grande Vitória.
O monitoramento é feito em 73 pontos de amostragem distribuídos em 13 municípios litorâneos. As águas são classificadas como próprias ou impróprias para banho, segundo determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A balneabilidade determina a qualidade da água que as pessoas usam em atividades de recreação, como mergulho, natação ou surfe. Verificar a qualidade dessa água é muito importante para garantir a saúde da população, pois há a possibilidade de ingestão de água durante a prática dessas atividades.
Tomar banho em águas contaminadas, por esgoto doméstico, por exemplo, é ficar exposto a bactérias, vírus e protozoários transmissores de diversas doenças. A mais comum delas é a gastroenterite, que é de fácil tratamento, mas há outras mais graves, como: disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide. Casos menos graves também podem ocorrer como a conjuntivite, a otite e as doenças das vias respiratórias.
Programação do Parque de Itaúnas
Janeiro
Dia 01
07h30 - Mutirão de Limpeza nas Dunas e Praia
Dias 02 a 06
15 às 18 horas - Oficina de artesanato em cipó e palha.
Dias 07 a 11
15h30 às 18h30 – Oficina de Capoeira/Instrumental
Dias 12 às 17
16h00 as 18h30 – Oficina de Capoeira/Movimento
Dias 12 a 17
9 às 11h30 – Oficina de Ornamentação para Ticumbi
Dias 25 a 29
15 às 18 horas – Oficina de Garrafa Pet
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Tels: (27) 3136-3491 / 9972-4492
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br
Parque Estdual de Itaúnas
(27) 3762-5196