Governo do Estado do Espírito Santo
16/05/2013 10h40 - Atualizado em 05/10/2016 17h21

Adiada a primeira reunião para a elaboração do Plano de Bacia do Rio Benevente

Colônias de pescadores, agricultores que fazem uso de irrigação, prefeituras, instituições de ensino, associações de trabalhadores rurais, organizações ambientais, representantes de empresas e demais instituições estão sendo convidados pelo Governo do Espírito Santo para ajudar a definir o futuro do Rio Benevente. A área em estudo abrange os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Piúma, Guarapari, Iconha e o Distrito de Araguaia, em Marechal Floriano.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente iniciarão um ciclo de reuniões e consultas públicas com diversos segmentos da sociedade para debater a elaboração do Enquadramento dos Corpos de Água e do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Benevente. Os trabalhos integram a Política Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo e tiveram início em 2013.

A primeira reunião pública para debater a elaboração do Enquadramento dos Corpos de Água e do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Benevente foi adiada. O encontro, previsto inicialmente para 29 de maio, será realizado em nova data, a ser divulgada posteriormente.

O plano é um instrumento de planejamento que faz uma radiografia da situação atual da bacia, projeta cenários e tendências para o uso futuro das águas e traz ações para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazos. No enquadramento são estabelecidos metas ou objetivos de qualidade a serem alcançados ou mantidos para um corpo de água, considerando-se os usos das águas atuais e os pretendidos. Isso significa que a qualidade da água no futuro será compatível ao uso que a sociedade quer fazer dela hoje.

Assim, o Iema e o Comitê da Bacia querem ouvir a sociedade e, principalmente, aqueles que fazem uso da água do Rio Benevente, seja para fins rurais, industriais e de saneamento, pois quanto maior for a participação, mais os estudos refletirão a realidade da bacia. Equipes de trabalho estão visitando as comunidades para levantar a utilização da água e identificar possíveis conflitos.

A sociedade também é convidada para contribuir, participando das reuniões públicas, em que serão debatidas as etapas de elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos do Rio Benevente e esses produtos serão validados.

Como participar?

As datas das reuniões serão divulgadas no site do Iema, no espaço do Comitê da Bacia do Rio Benevente, nos municípios banhados pelo Rio Benevente e também poderão ser obtidas pelo telefone 3636 2543.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard