Governo do Estado do Espírito Santo
14/02/2025 08h56

Iema divulga relatórios do Sistema MTR-ES com dados da gestão de resíduos no Espírito Santo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibilizou os relatórios com os resultados mensais do primeiro ano de operação do Sistema Estadual On-line de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos (Sistema MTR-ES). Os documentos apresentam dados sobre a quantidade de usuários cadastrados, os resíduos movimentados por meio do sistema e um ranking dos resíduos recebidos no Espírito Santo.

Desde maio de 2023, o MTR-ES se tornou o único sistema válido e obrigatório para documentar o envio e a destinação de resíduos industriais. A partir de 2024, essa obrigatoriedade foi ampliada para outras tipologias de resíduos previstas na Instrução Normativa nº 006-N, de 10 de maio de 2024.

O sistema possibilita a geração de relatórios gerenciais, auxiliando na formulação de políticas públicas voltadas à gestão de resíduos no Estado. Os relatórios divulgados pelo Iema incluem as seguintes informações: 

  • Quantidade de usuários cadastrados;
  • Número de manifestos emitidos e recebidos;
  • Quantidade de resíduos por tecnologia de destinação;
  • Quantidade de resíduos recebidos por classe;
  • Ranking de resíduos recebidos com utilização de MTR, conforme os códigos de resíduos do Ibama.

A servidora do Iema, Deisy Paulo, destaca a importância da divulgação desses dados para aprimorar a gestão ambiental no Espírito Santo. “Os relatórios gerados pelo Sistema MTR-ES oferecem um panorama detalhado sobre a movimentação de resíduos no estado, permitindo que possamos identificar gargalos, fortalecer a fiscalização e incentivar práticas mais sustentáveis. Com essas informações sistematizadas, avançamos na construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às demandas ambientais do Espírito Santo”, disse.

Deisy explica ainda que se espera que, a partir desses dados, seja possível compreender melhor o cenário da gestão de resíduos no Estado, identificando desafios e oportunidades para o aprimoramento das práticas e tecnologias sustentáveis. “Dessa forma, busca-se minimizar a destinação inadequada e reduzir os impactos ambientais decorrentes do descarte irregular de resíduos”, explicou.

Confira aqui os relatórios do MTR-ES: https://iema.es.gov.br/mtres/relatorios

Texto por: Ana Clara Gonçalves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: 
@meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard