Governo do Estado do Espírito Santo
09/09/2025 15h01

Iema divulga relatório de emissões veiculares da Grande Vitória

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou o Relatório de Emissões Veiculares referente ao ano base de 2023, que apresenta uma estimativa detalhada das emissões de poluentes atmosféricos provenientes da frota automotiva da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O documento foi elaborado a partir de informações fornecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e foi apresentado oficialmente ao órgão na última sexta-feira (05). O relatório consolida dados sobre veículos leves, pesados e motocicletas, considerando diferentes tipos de combustíveis. Entre os poluentes avaliados estão monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOX), dióxido de enxofre (SO2), material particulado (PTS e MP2,5), hidrocarbonetos totais, metano (HCT) e hidrocarbonetos não metano (HCTNM).

Nesta publicação, o ano base refere-se a 2023, pois no momento de sua elaboração, não havia informações publicadas dos fatores de emissões de 2024, que é disponibilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão que é referência técnica e fundamental para o cálculo das estimativas.

O relatório é uma ferramenta estratégica para apoiar ações de controle da poluição atmosférica, orientar políticas de mobilidade urbana e monitorar os efeitos das medidas adotadas.

Segundo o diretor-geral do Iema, Mário Louzada, a publicação reforça o compromisso do Estado com a transparência e a sustentabilidade: “Ao tornar públicas essas informações, garantimos que a sociedade capixaba acompanhe de forma clara e acessível a qualidade do ar que respira, fortalecendo as ações de proteção ambiental e de saúde pública”

O coordenador de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas do Iema, Vinicius Rocha Silva, explica que o relatório busca estimar o quantitativo de poluentes. “As emissões veiculares podem ser entendidas como uma das principais fontes de emissão de poluentes em grandes cidades, contribuindo diretamente na qualidade do ar. O inventário de emissões veiculares tem por objetivo estimar o quantitativo de poluentes por tipo de veículo e combustível ao longo do ano, podendo ser utilizado como uma importante ferramenta na gestão da qualidade do ar”, disse.

Acesse o relatório, clicando aqui. 

Texto: Victor Mattedi

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard