Governo do Estado do Espírito Santo
14/03/2024 14h00

Iema apresenta propostas de pesquisas sobre conservação ambiental e planejamento urbano a estudantes de arquitetura

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da equipe do Núcleo de Conservação e Informação de Biodiversidade (Nubio), apresentou a estudantes de Arquitetura propostas de pesquisas que vêm desenvolvendo, com o objetivo de realizar parcerias com instituições de Ensino Superior, associando, nesse caso, a conservação dos recursos naturais e o planejamento urbano.

As propostas foram apresentadas na última semana, durante o “III Seminário Arquiteto Urbanista Pesquisador”, realizado pela Faesa. No evento, organizado pela Faculdade, foram apresentadas aos alunos que iniciam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) as linhas de pesquisa e desenvolvimento de propostas de projeto.

“Apresentamos quatro propostas de pesquisas em andamento, para serem implementadas em Unidades de Conservação e também nas zonas urbanas”, explicou a servidora do Iema Christianne Bitencourt. Segundo ela, a expectativa com esse tipo de trabalho é promover a aproximação entre o Iema e as instituições de Ensino Superior; divulgar os potenciais trabalhos de pesquisa científica; fomentar futuras parcerias, e buscar a implementação dos resultados, tendo como premissa a compatibilização da qualidade dos recursos naturais com os aspectos da urbanização.

As temáticas apresentadas aos alunos, estruturadas para futuras pesquisas foram: “Mapeamento de áreas naturais urbanas vulneráveis”; “Propostas de requalificação das áreas naturais urbanas vulneráveis”; “Elementos delimitadores nas Unidades de Conservação Estaduais”; e “Avaliação da zona de amortecimento das unidades de Conservação Estadual”, sendo essa última a que está em estágio mais avançado de desenvolvimento.

 Durante a apresentação, foi destacada a viabilização dessas pesquisas a partir de disciplinas de urbanismo, projetos de extensão e TCC, podendo ser originada por demanda espontânea ou induzida. Na primeira hipótese, em que a instituição demonstra interesse no desenvolvimento do trabalho, é necessário realizar os procedimentos autorizativos junto ao Órgão (https://iema.es.gov.br/servicos_edocs/3).

No segundo caso, em que a iniciativa é do próprio Iema, os encaminhamentos são feitos geralmente por meio de Edital de chamamento público (https://iema.es.gov.br/chamamentos-publicos).

O Núcleo de Conservação e Informação de Biodiversidade foi criado em 2020 e integra a Gerência de Recursos Naturais do Iema. Uma das atribuições do Nubio é traçar diretrizes e fomentar a realização de estudos e pesquisas científicas relacionados com a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard