Governo do Estado do Espírito Santo
28/07/2021 08h37 - Atualizado em 28/07/2021 08h39

Iema alerta para normas de utilização do Parque Estadual de Itaúnas

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, encanta turistas e visitantes com a beleza, as dunas e toda a riqueza natural e histórica. Porém, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) alerta que, apesar de um espaço aberto e de praia, o parque tem normas de utilização, que são importantes para a preservação do local e devem ser seguidas por quem o visita.

Como em todos os parques, não é permitido o trânsito de veículos motorizados na área do PEI, somente de veículos autorizados. A atividade causa impactos à vegetação, às trilhas, aos sítios arqueológicos existentes nas dunas e aos locais de desova das tartarugas marinhas. O trânsito de veículos em áreas de uso turístico também coloca em risco os visitantes da Unidade de Conservação (UC), em especial as crianças.

“Os proprietários e condutores de veículos não autorizados encontrados na área do Parque estão sujeitos à apreensão do veículo, multas e outras penalidades, como a necessidade de recuperar a vegetação nas áreas afetadas pelos veículos”, explica o servidor do Parque Estadual de Itaúnas, Gustavo Rosa.

Também não são permitidos o descarte de lixo em local irregular, levar animais domésticos, alimentar animais silvestres, coletar elementos vegetais, animais, fósseis, minerais ou arqueológicos, e fazer o uso de fogo, incluindo churrasqueiras, já que isso traz risco de incêndios florestais.

Apesar disso, ainda há quem desrespeite as normas. No último domingo (25), as equipes do Iema e da Polícia Ambiental realizaram a apreensão de uma moto de trilha que transitava pelas dunas e pela praia do Parque Estadual de Itaúnas. O responsável pelo veículo também realizava um churrasco na área de restinga, próximo à praia.

“Também tem chegado ao Iema denúncias de trânsito ilegal de motos de trilha na área sul do PEI e no Riacho Doce, atividade que vem sendo monitorada de perto, pois causa a abertura de novas picadas na vegetação e a formação de grandes sulcos de erosão no solo”, salienta Gustavo Rosa.

Os visitantes podem usufruir de toda a beleza do PEI para respirar ar puro, conhecer e proteger as belezas naturais e históricas, ter contato com a natureza e fotografar. Caminhadas e passeios de bicicleta também são permitidos e incentivados em diversas áreas do Parque, como forma de lazer e esporte.

Em caso de dúvidas quanto às normas de utilização do Parque Estadual de Itaúnas, o visitante pode se informar na administração e ainda nos canais de comunicação da Unidade de Conservação. Há também a Lei nº 10.094, de 15 de outubro de 2013, que estabelece as normas de utilização pública de todos os parques estaduais e está na página do PEI: https://iema.es.gov.br/PEI

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard