Governo do Estado do Espírito Santo
13/06/2019 09h19 - Atualizado em 13/06/2019 10h13

Escola participa de observação de aves no Parque Estadual Forno Grande

Foto: Iema/Divulgação

Alunos e professores da Escola Municipal Forno Grande participaram de uma oficina de observação de aves nessa terça-feira (11), no Parque Estadual Forno Grande, em Castelo. A atividade envolveu cerca de 15 pessoas e foi conduzida pelo servidor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Leonardo Mathias Briosch.  

Cada participante subiu por uma trilha portando um binóculo, o que tornou a atividade mais atraente. Guias de identificação de aves também foram utilizados pelos participantes.

“A observação de aves é uma atividade cultural lúdica na qual ocorre intercâmbio de informações e experiências entre os participantes. Atividades como essa possibilitam a compreensão do ambiente sob um enfoque diferente do convencional”, comentou a técnica em Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema, Janine Scandiani.

No Parque Estadual Forno Grande, a prática consistiu em observar em seu ambiente natural as características, atitudes e curiosidades das aves, buscando sua identificação. A observação de aves, também conhecida como birdwatching ou “passarinhar”, pode ser realizada por adultos e crianças.

A prática é antiga e tem origem no século 18, na Inglaterra, época em que somente pesquisadores e naturalistas se arriscavam em expedições pelas florestas para tal. Atualmente a observação de aves é ampla e os passarinheiros, em sua maioria, não são biólogos ou ornitólogos.

Cinco motivos para observar aves no Espírito Santo:

1)    O Espírito Santo tem diversidade. O Estado é uma ótima parada para observadores de aves de todo o mundo, pois apresenta grande quantidade de espécies interessantes e raras, gerando potencial para o ecoturismo.

2)    Passarinhar faz bem à saúde. A atividade é ótima para combater a ansiedade e a depressão. Além disso, o observador aumenta sua capacidade de concentração e estimula sentidos como audição e visão.

3)    Motivos para novos hábitos. O comportamento das aves e o modo como elas vivem já inspiraram músicos e escritores. Obras de Tom Jobim e do poeta Pablo Neruda comprovam que as aves podem nos inspirar e servir de exemplo para nós.

4)    Contato com a natureza. Dedicar um olhar às aves é estar atento ao meio ambiente, à simplicidade e à coletividade. Passarinhar, em geral, é uma atividade coletiva, que contribui para estreitar laços de família e amizade.

5)    Conhecimento e preservação. Com o fácil acesso à internet, todo observador de aves acaba se dedicando à pesquisa das espécies e seus hábitos. Além disso, os observadores auxiliam na preservação das aves e do meio ambiente.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Iema/Seama
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard