Será nesta segunda-feira (3), a inauguração da nova sede do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, na região norte do Estado. A reforma é uma antiga reivindicação da comunidade e foi atendida pelo Governo do Estado com objetivo de melhorar a infraestrutura do local.
O espaço permitirá a contemplação da natureza, com educação ambiental, informações sobre sustentabilidade, cursos, ecoturismo, inclusão social, pesquisa, fiscalização e monitoramento ambiental. Uma peculiaridade do Parque Estadual de Itaúnas é sua intrínseca relação com a comunidade da Vila de Itaúnas, sendo ponto de referência da presença institucional do Estado.
“Aqui estamos envolvidos diretamente com a comunidade, seja para turismo, ponto de informações, fiscalização e acolhimento às escolas que realizam visitas ecológicas”, observa o gestor da unidade, Tarciley Gonçalves de São José.
Ganhos
Com a reforma, o Parque Estadual de Itaúnas contará com um Centro de Visitantes, com mezanino; auditório para até 40 pessoas; área administrativa com sala de gerência; sala de técnicos; sala de reuniões e copa; biblioteca com vasto acervo; rádio comunitária; alojamento (com quatro quartos, sala, cozinha, varanda e dois banheiros); além de almoxarifado de ferramentas, depósito de combustíveis e garagem.
A empresa responsável pela reforma foi a Construtora Schmidt Eireli EPP. A obra teve início em novembro de 2018 e está sendo entregue quatro meses antes.
“A obra nesse parque estadual é uma forma de o Governo do Estado retribuir o belíssimo trabalho realizado pelos servidores do Iema com apoio da comunidade. É um importante ganho em benefícios ecológicos e sociais”, avalia o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza.
Para o agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema, Gustavo Adolfo Braga da Rosa, a sede administrativa do Parque de Itaúnas não é somente um ponto de apoio, mas também uma forma de sensibilizar a população, incluindo os turistas quanto à preservação ambiental e melhorias sociais.
“Um estudo do ICM-Bio relata que cada R$ 1 investido numa unidade de conservação gera sete vezes mais no desenvolvimento da região”, estima o agente do Iema.
Expectativa
A expectativa quanto à inauguração do Parque de Itaúnas mexe com os sentimentos da população local. O produtor cultural Espedito Valério de Paula, que chegou em Itaúnas ao final dos anos 80, salienta a importância da unidade de conservação e sua beleza. “Aqui se caçava muito e a construção do Parque de Itaúnas inibiu a caça predatória”, relata o morador que acompanhou desde o início a criação da unidade de conservação.
Saiba mais sobre o Parque Estadual de Itaúnas clicando aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com