Governo do Estado do Espírito Santo
04/08/2006 06h53 - Atualizado em 05/10/2016 16h35

8º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas começa nesta segunda-feira (07)

O 8º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas terá início nesta segunda-feira (07) e já conta com mais de 600 inscritos. As atividades começam às 13 horas, mas a abertura oficial do evento acontece às 20 horas, no Centro de Convenções da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha. Além de oficinas de capacitação haverá ainda apresentações de trabalhos desenvolvidos por comitês do Brasil inteiro.

Do Espírito Santo, serão três trabalhos apresentados. Um é sobre o processo de mobilização para a formação do Comitê do Rio Guandu, que abrange os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Laranja da Terra e Baixo Guadu.

Segundo o subgerente de planejamento de bacias e apoio a comitês do Iema, Cláudio Almeida, tais mobilizações são peças-chave no processo, pois é dessa forma que se consegue envolver a sociedade e mostrar que ela pode e deve participar de decisões a respeito do território que habita. “Afinal, uma bacia hidrográfica não é formada só por água, há muitos outros elementos e ações que podem ser feitas” acrescenta Almeida.

Outras experiências apresentadas do Estado serão sobre o Programa de Educação Ambiental da Bacia do Rio Itapemirim e um diagnóstico da Bacia dos Reis Magos. No total, mais de 80 trabalhos serão expostos durante todo o encontro que prossegue até a próxima quinta-feira (10).

“Será um troca de experiência que irá fortalecer o trabalho dos comitês nos estados brasileiros e também uma forma de mostrar à sociedade como participar dos trabalhos”, declara o coordenador do Fórum Nacional Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo.


Gestão Participativa
O tema central do encontro é o Plano Nacional de Recursos Hídricos e a Gestão Participativa, já que o documento foi apresentado recentemente em todo o País. Entre os debates previstos estão os sobre planejamento, a sustentabilidade e o funcionamento dos Comitês. O 8º Encontro é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e a organização este ano é do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Os Comitês de Bacias Hidrográficas têm papel fundamental na gestão das águas do Estado. Um exemplo prático disso está no fato de que pode partir deles a decisão sobre mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos em que poderão, inclusive, sugerir valores.

No Espírito Santo há seis Comitês em plena atividade: Rio Itaúnas, Rio Novo, Rio Benevente, Rio Jacaraípe, Rio Santa Maria do Doce e Rio Itapemirim. Há ainda outros em formação, como o Rio Santa Maria da Vitória, Rio Jucu e Rio Guandu.




Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard