Governo do Estado do Espírito Santo

Perguntas frequentes

  • As orientações para adquirir o cadastro para criação amadora de pássaros silvestres se encontram disponível no site https://iema.es.gov.br/NOVOS_CRIADORES.

  • Para a criação de uma nova senha é necessário acessar o formulário para solicitação de auxílio do IBAMA clicando aqui utilizando o navegador Mozilla Firefox. Em “tipo de solicitação”, selecione “Recuperação de Senha” e digite o número do CPF clicando posteriormente em “Recuperar senha”. Em seguida, selecione “Envia-me mensagem por e-mail”, selecione o seu e-mail que irá aparecer em seguida e clique em “Recuperar senha”. Acesse o e-mail que foi selecionado pois você receberá um link enviado pelo IBAMA no qual você irá criar uma nova senha.

  • Nesse caso, acesse o formulário para solicitação de auxílio clicando aqui, utilizando o navegador Mozilla Firefox. Selecione “atualização de e-mail”, faça download do modelo de requerimento disponível aqui, imprima, preencha, assine e reconheça firma no cartório. Após esse procedimento, digitalize o requerimento, salve em formato PDF, acesse novamente o formulário de solicitação de auxílio, preencha o formulário, anexe o requerimento em PDF e clique em “confirmar dados”.

  • Acesse o seu cadastro utilizando o navegador Mozilla Firefox, clique em “Gestão de criadores de passeriformes – SISPASS >> Emitir licença ou Boleto >> Boleto para pagamento”. O seu boleto aparecerá logo em seguida. Caso não apareça, sugerimos que repita a operação e antes de clicar em “Boleto para pagamento” aguarde 05 minutos para depois clicar e acessar o seu boleto.

    Solicitamos que antes de efetuar o pagamento do boleto, verifique se o nº do CPF que consta no boleto é o mesmo nº do seu CPF.

  • Segundo a Instrução Normativa Nº 006/2017, o criador amador de pássaros poderá ter de 01 (um) até 100 (cem) aves, até a publicação de normas específicas para o criador comercial de animais silvestres no Espírito Santo no qual o número máximo de aves será de 35 (trinta e cinco).

  • Você poderá adquirir de outro criador amador no qual não poderá ser cobrado por parte do criador nenhum valor. Para isso será necessário realizar a transferência através do sistema SISPASS.

    Você também poderá adquirir um pássaro através de um criador comercial que esteja devidamente legalizado.

  • Para incluir um pássaro no plantel do criador amador que foi comprado em um criadouro comercial, basta providenciar a seguinte documentação digitalizada em PDF: o seu RG (frente e verso), o seu CPF (caso o seu RG tenha o nº do seu CPF ou você tenha CNH, não será necessário digitalizar o CPF), a nota fiscal da compra da ave e o certificado de origem (exceto em caso de compra realizada em criador comercial de São Paulo). Após providenciar a documentação, é necessário encaminhá-la através do link

  • O período mínimo entre transferências de um mesmo espécime é de 90 (noventa) dias.

  • Você poderá efetuar e receber até 10 (dez) transferências de pássaros durante o período anual da sua licença respeitando o número máximo de 100 (cem) espécimes em seu plantel sendo que este valor máximo do plantel será reduzido para 35 (trinta e cinco) após a publicação de normas específicas para o criador comercial de animais silvestres no Espírito Santo.

  • A lista das espécies permitidas para o criador portar em seu plantel estão descritas no anexo I e II da Instrução Normativa Nº 006/2017.

  • A reprodução é permitida apenas nas espécies descritas no anexo I da Instrução Normativa Nº 006/2017.

  • Você poderá declarar até 10 (dez) filhotes durante o período anual da sua licença, respeitando o número máximo de 100 (cem) espécimes em seu plantel sendo que este valor máximo do plantel será reduzido para 35 (trinta e cinco) após a publicação de normas específicas para o criador comercial de animais silvestres no Espírito Santo.

  • Caso você tenha definido o sexo errado do pássaro, você deverá solicitar a correção do sexo no sistema junto ao IEMA. Para isso, você deverá primeiramente providenciar um teste de sexagem junto à um laboratório. Assim que sair o certificado com o resultado do teste, ele deverá ser enviado juntamente a digitalização em PDF do seu RG (frente e verso) e do seu CPF (caso o seu RG tenha o nº do seu CPF ou você tenha CNH, não será necessário digitalizar o CPF). Após providenciar a documentação, preencha o formulário através deste link. 

    Obs: o certificado deverá conter todas as informações conforme previsto na Instrução Normativa Nº 006/2017.

  • Caso queira cancelar o seu cadastro como criador amador de pássaros silvestres, você poderá solicitar o cancelamento junto ao IEMA. Para isso, basta providenciar a cópia do seu RG (frente e verso) e do seu CPF (caso o seu RG tenha o nº do seu CPF ou você tenha CNH, não será necessário digitalizar o CPF) digitalizados em PDF e preencher o formulário através deste link

    Obs.: Para efetuar o cancelamento, o criador amador não poderá ter aves no plantel.

  • A entrega de anilhas deverá ser realizada presencialmente ou por correios. Para isso, imprima o formulário disponível aqui, preencha-o, e digitalize em formato PDF os documentos: O formulário preenchido, o seu RG (frente e verso), do seu CPF (caso o seu RG tenha o nº do seu CPF ou você tenha CNH, não será necessário tirar uma cópia do CPF) e entregue a documentação acima juntamente com a(s) anilha(s) no setor de protocolo na sede do IEMA ou envie via correios para o endereço BR 262, s/n - Jardim América, CEP: 29140-130 - Cariacica / ES.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard