Em fevereiro de 2007 o IEMA instalou uma rede manual de monitoramento de poeira sedimentavel com 21 pontos de amostragem espalhado pela Região Grande Vitória. Na época os coletores de poeira implantados nessa rede eram baseados na norma ABNT-MB 3402-1991. Após auditoria realizada por pesquisadores da UFES foi identificado que estes coletores não possuíam formato aerodinâmico adequado, uma vez que dificultava a deposição de poeira sedimentavel em situação de maior velocidade do vento e não apresentava área de deposição suficiente para conduzir a caracterização química do material depositado. Diante desta situação foi projetado, pelos pesquisadores da UFES, um novo coletor de poeira, baseado em uma norma Norte-Americana (ASTM D1739 – 98 / reaprovada em 2004).
Atualmente, os coletores estão instalados em oito pontos localizados na da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Região da Grande Vitória (RAMQAR), e em mais dois pontos localizados no bairro Ilha do Boi (Clube Ítalo Brasileiro e Hotel Senac) conforme tabela abaixo.
As análises de poeira sedimentavel é realizada por Laboratório contratado através de licitação pública, com a supervisão e gerência de servidores do IEMA.