Governo do Estado do Espírito Santo

Gestão Territorial e Costeira - SMC Brasil

 

O SMC é uma ferramenta que inclui uma série de modelos numéricos e metodologias que permitem estudar os processos costeiros e quantificar as variações que o litoral sofre como consequência de eventos naturais ou de atuações humanas na costa. Essa ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Hidráulica de Cantabria da Universidade de Cantabria em Santander na Espanha e está sendo adaptado para o litoral brasileiro mediante um Projeto de Cooperação Internacional entre Espanha e Brasil intitulado Projeto de Transferência de Metodologias e Ferramentas de Apoio à Gestão do Litoral Brasileiro. Sistema de Modelagem Costeira do Brasil (SMC-Brasil).

Importância do SMC para o ES

Existem diversas ferramentas de modelagem computacional dedicadas a questões costeiras. Entretanto o SMC se destaca por:

  • Por meio do SMC-Brasil pode-se realizar análises de curto, médio e longo prazo de alterações na costa. Atualmente as análises estão mais concentradas em curto e médio prazo.
  • Ser desenvolvido e aplicado internacionalmente, mostrando-se robusto para fins de gestão costeira, sendo adotado em mais de 200 empresas espanholas, universidades, um grande número de administrações públicas na Espanha;
  • Ser utilizado em mais de 12 países em diversos níveis de administração pública e universidades (Canadá, USA, México, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Tunísia, Taiwan, Brasil, El Salvador e Chile), com mais de 1500 usuários ao redor do mundo.
  • Ser uma ferramenta adotada pelo Brasil por meio do Projeto de Cooperação Internacional Brasil-Espanha, tendo sido calibrada e validada para o litoral brasileiro por meio desta parceria.
  • Ainda, a utilização disseminada no litoral brasileiro pelo incentivo da União favorece a atualização e melhoria da ferramenta, bem como a troca de experiências entre os gestores de mesma língua e cultura.

Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Espírito Santo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard