Governo do Estado do Espírito Santo

Gestão Territorial e Costeira - FAPES

Pesquisas no ambiente marinho

Em 17 de Dezembro de 2013 foi lançado pelo IEMA, em parceria ccom a Fapes, o Edital nº 014 para contratação de pesquisas no ambiente marinho, com vistas a sistematizar dados existentes nas Universidades relativos a cada linha de pesquisa e ampliar o conhecimento desta área, permitindo uma melhor gestão dos recursos marinhos e a proposição de estratégias de conservação mais eficazes.

Este trabalho nasce de uma constatação de que pouco se conhece à respeito do ambiente marinho como um todo, incluindo a composição e distribuição das espécies.  Além disso, o conhecimento produzido pela comunidade científica muitas vezes está fragmentado, o que impossibilita sua utilização para a conservação dos recursos naturais.

Serão aplicados cerca de dois milhões e setecentos mil, que serão repassados ao Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – FUNCITEC, gerido pela Fapes, ao longo dos três anos de vigência do Termo de Cooperação assinado entre o Iema e a Fapes.  Este recurso irá apoiar pesquisas desenvolvidas nas seguintes linhas temáticas:

Fundo Marinho – Serão apoiados prioritariamente projetos que associem a composição do fundo marinho com a distribuição das espécies oceânicas, incluindo ambientes poucos conhecidos, como os bancos de rodolitos e recifes de corais. Também poderão ser apoiadas pesquisas de fatores relacionados à mudanças climáticas.

Ictiofauna e Recursos Pesqueiros – Estudos que levantem dados relativos às áreas de desembarque e de esforço de pesca, além do mapeamento de espécies da ictiofauna capixaba, sua importância econômica e ecológica e grau de vulnerabilidade das espécies.

Comunidade bentônica – São de especial interesse neste Edital o mapeamento dos ambientes bentônicos e da diversidade biológica associada, seu grau de importância e vulnerabilidade das espécies e distribuição espacial, incluindo as ilhas costeiras.

Pretende-se que ao final dos estudos, os resultados obtidos sejam sistematizados, gerando entre outros produtos o Mapa Estadual de Áreas Prioritárias para Conservação e que também subsidie a proposição de novas Unidades de Conservação Marinha e o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro.

www.editaldafapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard