Desde 2012, o Programa Trilha Cidadã visa promover a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, através de atividades de trilhas interpretativas.
Atendendo à Política Estadual de Educação Ambiental, no que se refere ao respeito às diferenças e aos direitos humanos, o programa beneficia grupos de pessoas com deficiência, transtornos mentais, dependentes químicos e idosos.
Em parcerias com instituições educacionais, assistenciais e de saúde o Trilha Cidadã funciona no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha - PEPCV (Guarapari) e no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça - PECF (Alegre).
Com profissionais treinados para o acolhimento do público beneficiado, as visitas aos parques podem oferecer ao visitante mapa tátil, catálogo tátil de pegadas, guia sonoro para pessoas cegas, roteiro inteiramente em librastrilha, e trilha que permite circulação da cadeira de rodas. O PEPCV, inclusive, possui uma cadeira de rodas adaptada para terrenos acidentados, que é fornecida para a realização do passeio.
Além disso o Programa Trilha Cidadã oferece recursos de acessibilidades para 07 UC abertas à visitação em todo o estado, são elas:
Os recursos disponíveis podem ser utilizados por todo visitante sem necessidade de agendamento prévio, são eles:
Sinalização acessível: nestes parques o visitante dispõe de sinalização em libras e braile em suas dependências, mapa tátil do parque e sinalização em braile no percurso das trilhas com informações importantes sobre fauna, flora, história e cultura do lugar.
Guia Sonoro: ao solicitar na sede do parque o visitante cego terá a oportunidade de conhecer a fauna silvestre através dos sons dos animais mais interessantes, curiosos e também comuns da região, recebendo do guia informações adicionais, tornando a trilha mais interessante e dinâmica.
Janela Cidadã: ao solicitar na sede do parque o visitante surdo poderá realizar toda a visita, incluindo paradas durante as trilhas, na linguagem de libras, através de um tablet contendo diversos vídeos com informações importantes sobre fauna, flora, história e cultura do lugar. Assim o visitante surdo será acompanhando do guia e de um tablet para que sua experiência na natureza seja mais inclusiva e intensa.
Para participar deste projeto e realizar visitas com grupos, a instituição interessada deverá fazer contato com a Gerência de Educação Ambiental através do endereço: gea@iema.es.gov.br ou pelo telefone: (27) 3636-2584.
Responsável: Karla Fafá
Telefone: (27) 3636-2584
Atualizado em 08.08.2022