Governo do Estado do Espírito Santo

Projeto Aconchego Lúdico

Criado pelo Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCol) como forma de ressocialização, em 2020 o programa ganhou uma nova linha de ação a partir de parceria proposta pela Gerência de Educação Ambiental do Iema (GEA), que percebeu a possibilidade de integração dos trabalhos realizados pelo Centro Prisional e os projetos de educação ambiental executados pela GEA.

O Iema (por meio da Gea), e a Sejus (por meio do CPFCol), mantêm um Acordo de Cooperação para a criação de peças artesanais a serem produzidas pelas apenadas, com sua posterior utilização nas atividades de educação ambiental realizadas nas escolas atendidas pelos projetos de educação ambiental do Iema.

Busca-se, a partir dessa proposta, colocar em prática ações previstas no Programa Estadual de Educação Ambiental relativas ao tema Educação Ambiental e Cidadania, particularmente no que diz respeito à diversidade, inclusão e participação social. Além disso, o projeto visa contribuir na construção do processo de reinserção social e no bem-estar psíquico das custodiadas por meio das oficinas e trabalhos por elas desenvolvidos no projeto.

Amostra de produtos confeccionados:

Atualizado 02.08.2021

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard