Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2017 14h19 - Atualizado em 25/09/2017 17h29

Workshop na Ufes reúne pesquisadores para elaborar novo plano de manejo para a Reserva Biológica Duas Bocas

Pesquisadores e comunidade estiveram reunidos para participar do “Primeiro Workshop do Plano de Manejo da Reserva Biológica de Duas Bocas”. O evento teve como objetivo iniciar a elaboração do Plano de Manejo da reserva biológica estadual, que é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O workshop, que ocorreu na última semana e contou com apresentações e discussões sobre a conservação da Rebio, possibilitou ouvir a comunidade que vive no entorno da Unidade de Conservação e pesquisadores que realizaram trabalho de pesquisa no local. Essa interação colabora na elaboração de um novo Plano de Manejo, um documento técnico que serve para gestão da unidade de conservação, definindo normas, atividades que podem ou não ser realizadas na reserva. Mais reuniões com conselheiros da Reserva Biológica ainda vão acontecer para que seja possível finalizar a elaboração do documento.

A agente de meio ambiente do Iema Viviane Paes, envolvida na realização do workshop, falou que o evento serviu para aproximar a gestão da reserva dos moradores. “Possibilitou, também, uma interação entre os pesquisadores e incentivar diferentes pesquisas científicas na Rebio, o que colabora no trabalho de conservação”, disse.

Programação

No primeiro dia os servidores da área de recursos naturais do Iema puderam falar sobre as características, a história da reserva biológica e o panorama das pesquisas realizadas no local. Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) também apresentaram informações obtidas em suas pesquisas na reserva.

Durante o workshop foi apresentado o novo modelo de plano de manejo que está sendo elaborado, em que o método utilizado leva em conta alvos de conservação dentro da Rebio.

No último dia da programação aconteceu uma reunião com os conselheiros da Rebio de Duas Bocas – conselho formado por moradores da comunidade e instituições públicas com interesse no local -, em que eles puderam conhecer o que está sendo planejado e ainda colaborar com informações e sugestões para criação do plano de manejo.

A abertura do evento foi feita pela diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, e pelo diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes (CCHN), Renato Rodrigues Neto. O workshop foi realizado pelo Iema em parceria com o Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Ambientais da Ufes.

Texto: Izadora Roriz

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Andréa Pirajá
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard