Os voluntários atuantes no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado em Conceição da Barra, estão promovendo atividades educativas em escolas municipais por meio da contação de histórias. A ação é conduzida pela professora Veratriz Campos, com apoio de voluntários do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e tem como objetivo fortalecer a conscientização ambiental e a valorização dos povos indígenas da região.
Até o momento, a iniciativa já alcançou três escolas, envolvendo cerca de 300 crianças. A ação faz parte das atividades da Biblioteca Hermógenes Lima Fonseca, a biblioteca do PEI, que busca levar conhecimento e sensibilização ambiental às novas gerações de forma lúdica e interativa.
Nessa semana, a narrativa utilizada é do livro "Aranã e Cacimba", da autora Marina Miranda. A obra conta a história de Aranã, uma menina do povo Pataxó que conversa com os animais, mas sente medo de um sapo chamado Aru. A partir dessa história, os alunos são incentivados a refletir sobre o respeito à fauna, com destaque para o papel dos sapos no equilíbrio ambiental.
A professora Veratriz Campos explica que a ação faz parte do compromisso com a educação ambiental, promovendo momentos enriquecedores para os estudantes e destacando a importância da preservação da biodiversidade local. “É sempre um momento lindo e gratificante, agradecemos as equipes das escolas por nos acolher e esperamos fazer a diferença para essas crianças”, disse.
Texto: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES