Governo do Estado do Espírito Santo
04/12/2018 14h39

Vencedores do 18º Prêmio Ecologia são recebidos em solenidade no Palácio Anchieta

A entrega do Prêmio Ecologia 2018 aconteceu nesta terça-feira (04) no Palácio Anchieta. Com o tema “Iniciativas sustentáveis: Ecologicamente Corretas, Socialmente Justas e Economicamente Viáveis”, a 18ª edição do evento premiou grandes projetos capixabas na área ambiental.

Nesta edição, além das cinco categorias, quatro subcategorias foram premiadas. A novidade deste ano foi a volta da categoria Fotografia, que premiou dois trabalhos inéditos.

“Temos orgulho dos passos que demos desde 2013. Evoluímos na sustentabilidade, na relação de consumo dos humanos com a natureza. O Espírito Santo tem uma caminhada bonita no Brasil, e o Prêmio Ecologia é uma importante ferramenta na militância pelo meio ambiente”, destacou o governador Paulo Hartung.

O governador aproveitou a presença de técnicos, especialistas e representantes da sociedade para manifestar preocupação com os sinais apresentados pelo Governo Federal eleito para a área de meio ambiente. “Temos uma ameaça no ar e temos que discutir isso. A concepção dos novos gestores que vão assumir o Governo Federal, na questão ambiental, esbarra em tudo que fizemos no País nos últimos anos. Precisamos valorizar o que já foi feito, mas temos que estar preparados para defender o trabalho técnico, científico e de militância que foi realizado desde a redemocratização do País. Vamos ter que fazer o bom debate e ser propositivos”, ponderou.

“No que o futuro Governo precisar para fazer o que for certo estamos à disposição, mas, caso contrário, temos que ter altivez e debater. É importante militar e avançar em boas causas para manter os avanços históricos na caminhada de equilíbrio do consumo dos recursos naturais”, completou Paulo Hartung.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Aladim Cerqueira, o prêmio é um reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos. "É muito bom encontrar soluções para problemas ambientais, e esse é um dos objetivos do Prêmio Ecologia. As pessoas, as universidades e as escolas estão mais conscientes para com o meio ambiente e estão se dedicando mais a isso. São resultados que vão trazer soluções para a sociedade", comentou.

A idealizadora do troféu, a arquiteta e designer Vivian Chiabay, contou que demorou aproximadamente um mês para pesquisar, elaborar e concluir o projeto. “Eu tentei colocar no troféu os principais temas da premiação: a sustentabilidade, a ecologia e as ideias criativas. Após a conclusão da obra, posso confessar que esse é um dos meus melhores trabalhos”, declarou.

Premiação
Os primeiros colocados foram premiados com R$ 4 mil, cada, nas categorias: Pesquisa – Graduação, Pesquisa – Pós-Graduação, Experiência de Sucesso, Educacional Fundamental – Professor e Educacional – Médio – Professor;

Nas categorias Educacional Fundamental – Escola e Educacional Médio – Escola, o prêmio foi um Ipad.

Já o vencedor e o segundo colocado da categoria Fotografia levaram para casa uma Câmera Digital Semiprofissional. Nas demais categorias, o prêmio para aqueles que ficaram em segundo lugar foi um tablet Samsung.

 Confira a lita de vecendores: Download

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard