Os drones estão cada vez mais inseridos na rotina de monitoramento e fiscalização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema). Além de agilizarem as vistorias, os equipamentos geram economia de recursos. O Programa de Uso de Drones no Monitoramento Ambiental do órgão tem, até o momento, 19 servidores capacitados para pilotar drones. A última equipe a ser treinada foi a do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins.
O treinamento conta com aulas práticas e teóricas, envolvendo conteúdos como conceitos de aviação, técnicas de fotografia aérea e pilotagem. Os servidores participantes contam até mesmo com um simulador pré-voo. “O uso do simulador pré-voo traz uma elevação do nível de segurança no uso dos drones, pois os pilotos ganham mais confiança nos comandos antes de irem para o voo real”, diz o instrutor Gilberto Sipioni, servidor da autarquia. Ele lembra ainda que o simulador também é uma ferramenta que permite um aprimoramento contínuo para que os pilotos não percam a prática.
Os drones são utilizados para vistorias de campo dos setores de resíduos sólidos e saneamento, mineração, fiscalização, coordenação de empreendimentos diversos e no monitoramento de unidades de conservação. Também são usados em demandas específicas, como no monitoramento do incêndio que atingiu o Parque Estadual Paulo César Vinha e na Operação Mata Atlântica em Pé.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES