Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2022 16h35

Unidades de Conservação do Iema promovem atividades de educação ambiental com escolas e comunidades

As Unidades de Conservação (UCs) que são geridas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estão realizando, desde o início do mês de junho, diversas atividades com escolas e comunidades do entorno. As ações promovem a conscientização e a educação ambiental, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu no último dia 05 de junho.  

No Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, além de lembrar o Dia do Meio Ambiente, as atividades envolvem o aniversário de 32 anos da Unidades de Conservação, que também é celebrado no dia 05 de junho. A programação, realizada ao longo desta semana com alunos das escolas do entorno, envolveu a descida da Trilha da Restinga com a dinâmica de encontrar as réplicas de animais escondidas ao longo do percurso e um teatrinho com a peça "A Floresta Encantada".

“No encerramento da atividade, foi doada uma muda de aroeira para ser plantada na escola e um kit pedagógico de Educação Ambiental”, explicou a guarda ambiental do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Fernanda Severino.  Os kits são resultado de uma parceria entre Iema e Sejus e contêm fantoches de animais representativos da Mata Atlântica, produzidos por custodiadas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), e que serão utilizados para atividades de contação de histórias.

Na Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole, na Serra, foram realizadas, no início desta semana, atividades envolvendo as escolas públicas da região, a Associação de Moradores da Praia de Carapebus e a Ambiental Serra. “Realizamos uma ação de limpeza da praia com as crianças, além de teatro e contação de histórias com fantoches, com a temática de meio ambiente e a importância da preservação”, explicou a gestora da APA, Joseany Trabarch.

No Parque Estadual de Itaúnas (PEI), também foram desenvolvidas uma série de atividades com o apoio dos parceiros locais, como visitas de escolas, cineclubes na vila, trilhas e palestras. O Projeto de Educação Ambiental e Envolvimento Social “Nossa Vila”, desenvolvido pela Sociedade Amigos por Itaúnas (Sapi), realizou, na sede do Parque, oficinas de confecções de lixeiras a partir de galões reaproveitáveis e a oficina Biodiversidade Reciclada (produção de bichinhos com materiais recicláveis), com os alunos vinculados ao projeto.

O Parque convidou o Centro Tamar de Guriri para apresentar aos alunos da Escola de Ensino Fundamental de Itaúnas o trabalho realizado e conversar sobre as tartarugas que ocorrem na área do PEI e região, mostrando a importância da preservação dessas espécies. Além disso, foi realizada a observação da natureza, com foco em aves e borboletas na Trilha da Borboleta, uma ação desenvolvida em parceria com a ONG Instituto de Defesa e Estudo dos Remanescentes da Mata Atlântica (Iderma), aberta para toda a comunidade.

“Fizemos ainda a ‘Trilha Literária’, um projeto da Biblioteca Hermógenes do Parque Estadual de Itaúnas, com o objetivo de realizar um resgate das histórias da Vila, ao longo da caminhada pela Trilha do Tamandaré”, contou a gestora do Parque Estadual de Itaúnas, Juliana Coura.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard