22/12/2023 15h33

Trilha Cidadã voltada ao bem-estar é realizada para professores no Parque do Morro da Pescaria

Não é de hoje que o Programa Trilha Cidadã, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), vem oferecendo acessibilidade e inclusão social. A novidade agora é que foi desenvolvida uma trilha voltada para o bem-estar, realizada no Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, localizado em Guarapari.

A trilha voltada para o bem-estar foi desenvolvida com o propósito de apresentar e experimentar as possibilidades do uso dos espaços naturais, visando a trabalhar a saúde mental dos visitantes, proporcionando um momento de bem-estar.

Na última semana, a atividade envolveu cerca de 50 professores da rede municipal de ensino, que lecionam para crianças de 3 a 5 anos e também crianças com deficiência. Durante a trilha no Parque Morro da Pescaria, foram trabalhados os cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato), a partir dos elementos naturais da trilha, bem como exercícios de atenção direcionada e concentração.

“Os primeiros grupos foram monitorados quanto ao estado de humor antes e depois das trilhas, com a análise do comportamento interpessoal. Ainda, por meio desse monitoramento, foram identificados os dois principais pontos de interesse da trilha, em que o visitante experimentou um maior grau de bem-estar”, destacou a coordenadora do Programa Trilha Cidadã, a psicóloga Karla Fafá.

“Os resultados foram positivos para todos os grupos investigados, observando um ganho significativo nas declarações de estados de humor positivo e a diminuição dos estados de humor negativo, ao final da trilha “, salientou Karla Fafá.

A trilha voltada para o bem-estar no Parque Morro da Pescaria foi desenvolvida em parceria com as profissionais Denise Piassarolli Tavares Simões, Geselaine e Rezende Soares e Miguel de Souza que atuam no parque. As atividades foram definidas pela coordenadora do Programa Trilha Cidadã, Karla Fafá.

Texto: Elisangela Alves

Assessoria de Comunicação do Iema