Governo do Estado do Espírito Santo
13/12/2017 17h25 - Atualizado em 13/12/2017 17h36

Trilha Astronômica é inaugurada em Parque de Castelo

Foto: Pedro Dutra

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) inauguraram, nessa terça-feira (12) a Trilha Astronômica do Parque Estadual Forno Grande, em Castelo. No evento foi formalizada a parceria entre o Iema, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para implantação do Polo de Astronomia no parque.

A Trilha Astronômica é uma representação em escala do sistema solar, contando com os oito planetas, representados em placas, que mantém uma distância do sol, localizado na sede do parque, proporcional a do sistema solar. A trilha completa um percurso de aproximadamente 2 km de distância. Na inauguração os gestores do parque orientaram e apresentaram os planetas aos visitantes, que puderam conhecer um pouco sobre astronomia.

O objetivo da parceria entre o Governo do Estado, a Universidade e também o Ifes é criar um polo de astronomia para atender a uma necessidade de estudantes, pesquisadores, observadores e comunidade em geral.

Homenagens

Neste dia, também foram realizadas homenagens ao ex-servidor da unidade de conservação, Alair Tedesco, e ao biólogo Olavo Perim Galvão.

O ex-servidor do Parque Estadual Forno Grande, Alair Tedesco, foi homenageado pelos anos de serviços prestados à gestão ambiental do estado e à unidade de conservação. Tedesco foi reconhecido pela dedicação e profissionalismo e recebeu a placa de homenagem da diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho.

Também foi feita uma homenagem ao biólogo Olavo Perim Galvão, no Parque Estadual Forno Grande, em Castelo. Olavo lutava contra o desmatamento no Brasil e era servidor do Ibama, no Espírito Santo. Como homenagem póstuma do Estado ao biólogo, o Centro de Visitantes do Parque Forno Grande passou a se chamar Olavo Perim Galvão.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação
Mariana Bolsoni/Maxieni Muniz
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard