25/05/2017 16h17 - Atualizado em 25/05/2017 17h22

Treinamento para técnicos que atuam na fiscalização ambiental

Cerca de 50 técnicos, de 21 municípios do Espírito Santo, participaram, nesta quinta-feira (25), de um treinamento sobre fiscalização ambiental. A capacitação, realizada no Polo de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foi oferecida aos municípios – são 28 – que já licenciam no Estado.

O treinamento, fornecido pela Gerência de Fiscalização e pelo Núcleo de Apoio às Políticas Municipais de Meio Ambiente (Napma),e com o apoio da Assessoria Jurídica do IEMA, abordou técnicas de fiscalização, legislação ambiental, entre outros temas. O objetivo é dar suporte aos municípios nas atividades, bem como tornar o sistema  mais eficiente. Com isso, poderão desempenhar suas atividades de maneira correta e com qualidade a gestão ambiental.

A Fiscal Ambiental de Guarapari, Aracy Santiago, falou sobre a importância do evento. “Esses cursos de capacitação são de suma importância para o aprimoramento dos trabalhos de fiscalização de todo o Estado, além da parceria com o Iema”, disse Aracy.

Bianka Gerhardt, agente ambiental, de Marechal Floriano, falou em como o evento colabora para um correto licenciamento. “O curso contribui para a atuação do profissional em campo, para que ele tenha embasamento legal ao fazer seu trabalho. Para nós, de Marechal Floriano, que começamos o licenciamento recentemente, esse curso vai nos ajudar a conduzir corretamente todas as fases de nosso trabalho”, avaliou.

Treinamento

Participaram desta etapa, os municípios que já realizam licenciamento ambiental. No próximo dia 14 de junho, a capacitação será oferecida para aqueles que ainda não fazem o licenciamento na região sul do Estado. Será marcado novo curso para os municípios do Norte do Estado.

Confira as cidades que já realizam o licenciamento no âmbito municipal: Anchieta, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi