Governo do Estado do Espírito Santo
11/11/2021 16h05

Treinamento do Projeto Trilha Sonora capacita servidores para receberem pacientes do Crefes no Parque Paulo Cesar Vinha

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da Gerência de Educação Ambiental, está realizando, nesta quinta-feira (11), o treinamento da equipe do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), para receber pacientes do Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes). A partir desse treinamento, a Unidade de Conservação passará a desenvolver o Projeto Trilha Sonora, uma ação do Programa Trilha Cidadã.

“A parceria entre Iema e Crefes visa a potencializar processos de reabilitação dos pacientes do Centro, desenvolvendo a temática da educação ambiental, inclusão social e qualidade de vida pela inter-relação humano-ambiental, por meio de ações do Programa Trilha Cidadã e do uso do recurso de acessibilidade Guia Sonoro”, explica a servidora do Iema e psicóloga, Karla Fafá, que ministra o treinamento junto com a fonoterapeuta do Crefes, Rayana Borges.

O Trilha Sonora conta com o uso de um guia sonoro, tecnologia assistiva originalmente desenvolvida para pessoas cegas. São áudios da fauna silvestre das Unidades de Conservação. “Para este trabalho com o Crefes, em especial, foram analisados 49 áudios e escolhidos 21, de acordo com o objetivo terapêutico e educativo”, conta Karla Fafá.

Os sons da natureza, em geral, têm capacidade restauradora, o que significa benefícios psicofisiológicos sobre o ser humano, em especial os sons dos pássaros. “Há pesquisas, que utilizamos para criar o Projeto Trilha Sonora, que comprovam tais fatos. No geral podemos destacar resposta rápida na diminuição da excitação psicofisiológica; diminuição do estado de estresse e fadiga mental; aumento da atenção involuntária e restauração da concentração e diminuição na irritabilidade”, aponta a servidora do Iema.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard