Para capacitar os servidores que atuam no licenciamento ambiental, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) fez parte do 5º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto - Cbai21. O evento, que foi realizado de forma virtual pela Associação Brasileira de Avaliação de Impacto, teve como tema "Entre opiniões e evidências: qual o papel da avaliação de impacto ambiental na sociedade?".
Ao todo, 15 servidores do Iema participaram do congresso, que aconteceu na última semana. Os servidores puderam participar ainda dos cursos pré-congresso e das discussões ao longo da semana na programação do evento. Além das mesas e palestras de Profissionais e Pesquisadores de referência no Brasil e no mundo no campo da Avaliação de Impacto e licenciamento ambiental, foram apresentados 86 trabalhos orais e 65 pôsteres no decorrer do Congresso.
“Temos certeza que, após uma semana de muito aprendizado e dessa participação expressiva do Iema, a busca pelas melhores práticas no licenciamento ambiental ganhou reforço na rotina do Instituto", destacou a servidora do Iema, Giulianna Calmon, que fez parte do grupo de servidores que participou do evento e atuou na organização.
Nessa segunda-feira (18), a participação no Congresso já rendeu desdobramentos. Um dos trabalhos apresentados foi tema de um workshop de consulta a especialistas sobre impactos ambientais de hidrelétricas para discutir impactos relativos aos empreendimentos de energia.
O workshop contou com a participação de servidores do Iema, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Avaliação de Impacto (NUPAI) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A ação se destina à elaboração de um guia de identificação preliminar de impactos ambientais de hidrelétricas que está sendo desenvolvido por um aluno do Ifes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES