Servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram da terceira edição da conferência internacional “The Community Modeling and Analysis System (CMAS) South America’’, realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) esta semana. O órgão foi convidado pela Ufes para participar do evento que teve como tema o uso de modelos de qualidade do ar na América do Sul. Foi discutido como é feita a medição da concentração de poluentes no ar por órgãos ambientais e o que é feito para alcance dos padrões de qualidade do ar.
A assessora da Coordenação de Qualidade do Ar do Iema, Vanessa Cezario Felix, fez uma apresentação durante o evento sobre quais são os desafios e uso da modelagem por um órgão ambiental e quais as ações realizadas pelo Iema. “É muito importante o governo participar de eventos científicos como esse para conhecer o que está sendo feito mundialmente e assim poder aplicar as ações na nossa região. Desse jeito sabemos que estamos no caminho certo e podemos alcançar melhores práticas”, disse Vanessa.
Na mesa-redonda, Vanessa apresentou o Plano Estratégico de Qualidade do Ar utilizado pelo Iema. Ela mostrou quais os instrumentos, ações e projetos adotados para atingir as metas dos padrões de qualidade do ar no Espírito Santo. Segundo a servidora foram elogiadas a transparência exercida pelo órgão, que torna público os dados de monitoramento da qualidade do ar, e a parceria entre o Iema e a Ufes pelo projeto “Sistema de modelagem de dispersão atmosférica”, que realiza a medição da concentração de poluentes no ar da Grande Vitória, garantindo um conhecimento científico importante.
Além de Vanessa, participaram da conferência os servidores do Iema Douglas Lougon, Iris Bortolotti, Pedro Ronchi, Alex Barcellos, Larissa de Souza e Lorena Pereira.
A Conferência
O CMAS é uma comunidade científica destinada a estudos ambientais e modelos de qualidade do ar, dirigida pelo professor doutor Adel Hanna, do Institute for the Environment da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Estados Unidos. A conferência, organizada em conjunto pela Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de São Paulo, contou com a presença de acadêmicos de outros países como Estados Unidos e Colômbia, além da participação de acadêmicos de São Paulo e Santa Catarina.