Governo do Estado do Espírito Santo
16/03/2023 16h40

Servidores do Iema participam de capacitação sobre ecotoxicolgia

Os servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram de uma capacitação sobre ecotoxicologia e suas aplicações. As aulas foram ministradas pelo Laboratório Aplysia, nessas terça (14) e quarta-feira (15). O objetivo foi nivelar o conhecimento básico da equipe técnica do Iema sobre o tema.

A ecotoxicologia é a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas naturais ou artificiais sobre os organismos vivos, sendo uma ferramenta auxiliar nas análises de impactos ambientais causados por tais elementos.

“As aulas permitiram que servidores que nunca trataram do tema aprendessem conceitos básicos, e que os servidores mais experientes no assunto tirassem dúvidas com especialistas. Além disso, foi possível conhecer a rotina laboratorial desse tipo de exame, incluindo exigências de qualidade laboratorial”, destacou o gerente de Controle e Licenciamento Geral do Iema, Takahiko Hashimoto.

Ele explicou que avaliações de ecotoxicidade são mais comumente exigidas em processos de licenciamento ambiental para a atividade de dragagem e em exames de classificação de resíduos. Contudo, também podem ser usadas para avaliar impactos ambientais do lançamento de efluentes em corpos d'água, por exemplo.

Dentro do conteúdo teórico estudado, estavam as definições e princípios da ecotoxicologia, os ensaios ecotoxicológicos e quando utilizá-los, a legislação referente ao tema e estudos de caso. No conteúdo prático, os servidores aprenderam sobre os cuidados com a coleta, amostragem e preservação na ecotoxicologia, métodos de cultivo de organismos e simularam ensaios agudos e crônicos.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard