23/11/2018 13h35

Servidora do Iema ministra palestra em curso de gestão ambiental em Alagoas

A servidora do Instituto de Meio ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Savana de Freitas Nunes, participou do Curso de Gestão Ambiental Municipal promovido pelo Projeto Terra Mar, em Alagoas, representando a Rede de Gestores de Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica (RGCCMA).

A formação contou com palestras sobre redes colaborativas de apoio a implementação de políticas públicas e a RGCCMA foi convidada a apresentar as experiências e desafios vividos ao longo dos seus 15 anos de existência. Entre o público estavam gestores, servidores e membros de comitês com atuação na gestão ambiental municipal na região dos Abrolhos (Bahia e Espírito Santo) e da Costa dos Corais (Pernambuco e Alagoas).

De acordo com a agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Savana de Freitas Nunes, passar a experiência do trabalho em rede a frente é de extrema importância. “É um projeto essencial e muito válido porque se somam esforços do setor público e privado em prol de um objetivo em comum. Pela acolhimento dos participantes durante a capacitação existe uma grande chance de continuar dando certo”, contou.

A Rede de Gestores de Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica, criada em 2003, é formada por Unidades de Conservação (UCs) públicas e privadas, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e outras com atuação voltada para o fortalecimento e conexão das UCs e comunidades inseridas no corredor Central da Mata Atlântica (CCMA), que se estende do sul da Bahia e por todo o Estado do Espírito Santo.