A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), promove o curso de Condutores de Observadores de Aves. As aulas são gratuitas e terão início em março no Monumento Natural Serra das Torres, na parte que abrange o município de Muqui, e também no município de Dores do Rio Preto, devido ao Parque Nacional do Caparaó
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) indicou o Monumento Natural Serra das Torres como local ideal para realização do curso. O instituto participa da atividade prestando auxílio técnico na locomoção dos cursistas e identificação das melhores áreas para realização do curso.
“A beleza natural do Monumento pesou na escolha do local até como forma de trazer um turismo sustentável e auxiliar na conservação da unidade. O Iema se comprometeu em oferecer o apoio necessário”, informa o Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema, Guilherme Carneiro. O Instituto irá ajudar também na divulgação do curso junto aos produtores da região.
A capacitação
O curso terá duas turmas com 20 vagas ao todo e objetiva capacitar empreendedores locais para a atividade que cresce cada vez mais no Espírito Santo e no País. Desenvolvido em cinco dias, terá aulas teóricas e práticas.
Em Muqui, as aulas acontecem de 13 a 17 de março na Escola da Comunidade de Fortaleza. As aulas práticas acontecerão no Monumento Natural de Serra das Torres e em propriedades do seu entorno.
Já em Dores do Rio Preto, as aulas serão entre os dias 19 e 23 de março, no Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina e também nas propriedades do seu entorno.
Para participar, o interessado deve se inscrever no link https://bit.ly/2E5scNb até 25 de fevereiro.
A relação dos selecionados será divulgada via e-mail e pelo site da Setur, no dia 28 de fevereiro de 2019. Quem preencher a ficha de inscrição e não comparecer às aulas pode ficar impedido de participar de outras capacitações de qualificação do ecoturismo e turismo de aventura.
Esta ação conta com o apoio do Iema, em relação ao Monumento Natural Serra das Torres, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no caso do Parque Nacional Caparaó.
A quem se destina?
O curso se destina a pequenos negócios que ofertam produtos e operam serviços nas diversas atividades econômicas do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Estado do Espírito Santo, em especial guias de turismo, condutores de visitantes, meios de hospedagem, profissionais de turismo e Unidades de Conservação que atuam ou desejam atuar com observação de aves priorizando, inicialmente, os profissionais do entorno do Monumento Natural Serra das Torres e do entorno do Parque Nacional do Caparaó. A participação será limitada a um representante por empresa/empreendimento.
Serra das Torres
Localizado na região das encostas do maciço serrano denominado de Serra das Torres, o Monumento Natural Estadual Serra das Torres possui área de 10.458,90 hectares e abrange parte dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. Com belas paisagens, detém um dos principais remanescentes florestais contínuos do sul do Estado com a beleza cênica das encostas, reconhecidas pelos seus pães de açúcar e escarpas rochosas serranas.
A Unidade de Conservação, criada em 2010, por meio da Lei Estadual nº 9.463, abriga elementos de valor histórico, cultural e antropológico de interesse estadual, bem como elementos de grande beleza cênica como o Pico do Farol, Pico da Estrela Dalva, Pedra da Caveira, Pedra Grande, Pedra do Espanta Moleque, Pedra de Santa Maria, Pedra do Peito de Moça, dentre outros.
Serviço:
Inscrições: até o dia 25 de fevereiro
Link para inscrição: https://bit.ly/2E5scNb
Gratuito
Lista de selecionados: dia 28 de fevereiro
Turma 01- Muqui
De 13 a 17 de março de 2019 (quarta-feira a domingo)
Local: Escola da Comunidade de Fortaleza, Muqui-ES. As aulas práticas acontecerão no Monumento Natural de Serra das Torres e em propriedades do seu entorno.
Turma 02- Dores do Rio Preto
De 19 a 23 de março de 2019 (terça-feira a sábado)
Local: Portaria do Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina, Dores do Rio Preto/ES. As aulas teóricas e práticas acontecerão no Parque Nacional do Caparaó, podendo se estender propriedades do seu entorno
Materiais e vestimentas necessárias:
Recomenda-se para participação nas aulas práticas o uso de roupas confortáveis e adequadas ao clima da estação, com calça comprida, calçados adequados para caminhada e boné (ou chapéu), além de mochila ou similar contendo:
Capa de chuva e/ou casaco impermeável, blusa de frio leve, preferencialmente, de tecido sintético;
Protetor solar e repelente contra insetos;
Medicamentos de uso pessoal (para alérgicos a picadas de insetos levar a medicação de costume);
Cantil ou garrafa de água (PET 1,5 l);
Lanterna (mão e/ou cabeça);
Bastão para caminhada (opcional);
Informações: 3636.8013 (Setur).
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes e Paulo Sena
Tels.: (27) 3636-2592 e (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com