Nessa quinta-feira (17), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), realizou o 3º Seminário sobre Educação Ambiental. O evento, que contou com 162 inscritos, destacou o compromisso do Espírito Santo com o desenvolvimento sustentável, apresentando novas iniciativas, parcerias e ações concretas em prol da educação ambiental.
Durante o seminário, foram reconhecidos 10 novos Centros de Educação Ambiental (CEAs), elevando o número total para 40 espaços no Estado, em 2024. Esses centros atuam como disseminadores das políticas estaduais e nacionais de educação ambiental. Além disso, foi firmado um Termo de Cooperação entre o Iema e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), para fomentar as ações dos CEAs.
1. Parque Natural Municipal Morro da Pescaria - Guarapari
2. Instituto Baleia Jubarte - Vitória
3. Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural - Ibramar - Vila Velha
4. Instituto Preserve Promoção Humana, Cultural e Socioambiental - Guaçuí
5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Vila Velha
6. Instituto de Meio Ambiente, Fiscalização E Assistência - Imafa - Serra
7. Centro Cultural Araçá - São Mateus
8. Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste - Tamar/ICMBIO- São Mateus
9. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Santa Teresa
10. Espírito Santo Ambiental Ltda - Linhares
O seminário também celebrou o lançamento digital de dois livros importantes: "Preservando Nosso Quintal – Itaúnas" e "20 Anos da Educação Ambiental no Espírito Santo". Ambos reforçam a conexão entre o homem e a natureza, contando histórias de preservação nas unidades de conservação do Estado. Foram ainda apresentadas as identidades visuais dos três novos programas do Iema: "Programa Sustentabilidade e Segurança em Ação", "Programa Ambientar – EA para o Campo", e "Programa Educomunicação", que se somam aos já existentes, totalizando oito programas voltados à educação ambiental.
O diretor-geral do Iema, Mário Louzada, reforçou a relevância da educação ambiental para a sociedade. "A educação ambiental é a chave do negócio. Precisamos estar presentes nas áreas mais hostis. Não é fácil sobreviver em ambientes desafiadores, e nosso papel é atuar de baixo para cima, garantindo os direitos ambientais das futuras gerações", destacou o diretor.
O evento foi finalizado com a entrega dos certificados reconhecendo os novos CEAs e a reafirmação do compromisso do Espírito Santo com um futuro sustentável. “O seminário representou um marco para a educação ambiental no Estado, unindo esforços de diversas instituições e reforçando a importância de continuar educando e conscientizando as próximas gerações”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental, Anna Tristão.
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema