A Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, localizada em Guarapari e administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), completa 18 anos, nesta quinta-feira (27), como um exemplo de equilíbrio entre preservação ambiental e manutenção das atividades tradicionais das comunidades locais.
Criada pela Lei Estadual nº 8.464, em 2007, a unidade de conservação protege um ecossistema de manguezais e fragmentos de Mata Atlântica, garantindo a reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes na região.
A área da reserva abrange 953,5 hectares e envolve as comunidades de Lameirão, Kubitschek, Santa Margarida, Coroado e Camurugi. Nela, pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejo perpetuam meios de vida e conhecimentos sobre o manejo sustentável dos recursos naturais. Entre os atrativos da RDS, destaca-se o turismo de base comunitária, que permite aos visitantes conhecerem de perto a biodiversidade local com passeios de canoa entre os manguezais e à cata de caranguejo.
A unidade também incentiva pesquisas científicas voltadas à conservação e à educação ambiental, desde que previamente autorizadas pelo Iema. Por outro lado, atividades como exploração mineral e caça são proibidas dentro dos limites da reserva, reforçando seu papel na proteção da fauna e flora locais.
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema